15/05/2007
Vereadores só terão reajuste de salário em 2009
Secom Câmara/CBA
Vereador Lutero Ponce - Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Apesar do reajuste salarial dos deputados estaduais e federais, aprovado para ser pago ainda neste mês, vereadores de Cuiabá só terão aumento em janeiro de 2009. Os parlamentares municipais, que recebem 70% do valor pago a um deputado de Mato Grosso, só deverão ter novo reajuste em dezembro de 2008, ao término da atual legislatura.

Para o presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (sem partido) embora ache justo um aumento nos salários dos parlamentares, justificou que “o momento econômico pelo qual passam o país e, mais especificamente o Estado e o município, além dos baixos salários dos servidores em geral, não vejo como oportuno tal reajuste. Além disso, os vereadores receberam aumento em janeiro de 2005, um novo aumento só ocorrerá em 2009” afirmou.

A lei de número 4.679/2004, aprovada em dezembro do mesmo ano, reajustou salários dos vereadores da capital, de R$ 4.500 para os atuais R$ 7.150 que irá vigorar até aprovação do próximo aumento. O último reajuste na Câmara Municipal de Cuiabá foi de 58,88%.

Com o aumento salarial dos parlamentares da esfera estadual, os deputados de Mato Grosso que recebem R$ 9.580, passarão a receber R$ 12.138, conforme divulgou a Secretaria Geral da Assembléia Legislativa (AL). O aumento concedido aos deputados foi em decorrência do reajuste aprovado na Câmara dos Deputados.

Pela legislação, as Assembléias Legislativas podem aplicar o mesmo reajuste a seus subsídios, já que deputados estaduais podem ganhar até 75% do que recebem os deputados federais. O aumento para os deputados de Mato Grosso é retroativo ao dia 1º de maio.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira