08/03/2010
Vereador cobra contribuição a catadores em contrato com Qualix
O vereador Francisco Vuolo (PR) sugere que no contrato firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a Qualix Serviços Ambientais conste uma cláusula assegurando contribuição às instituições de catadores e associações de reciclagem.  A garantia de apoio foi extinta no último termo emergencial assinado. “A prefeitura não pode ficar calada diante disso. Deve até mesmo rescindir o contrato se for necessário”. Apenas em duas cooperativas que reclamaram da mudança são mais de 400 catadores associados.
O vereador argumenta que esse trabalho mútuo reduz a incidência de lixo e promove a geração de renda aos catadores.  Esse foi mais um dos problemas apontados por Vuolo, que presidiu a CPI do Lixo, em vigor na Câmara de Cuiabá em 2008, no que diz respeito ao serviço de coleta de lixo executado precariamente pela Qualix desde o início da atual administração. Entre as irregularidades está a forma de coleta e destinação do lixo hospitalar ao aterro sanitário. Conforme apontou a CPI na época, o lixo é depositado fora da vala séptica junto a outros tipos de resíduos sólidos. Outra grande falha, criticada pelo parlamentar, é a renovação de contrato em vez de realizar processo licitatório.
Pollyana Araújo