04/03/2010
Às vésperas do Dia da Mulher, Jacy divulga Marcha das Violetas
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a idealizadora do projeto Agenda Única, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, professora Jacy Proença, convidou, durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta (4), a população a participar da 6ª Marcha das Violetas que acontece nesta sexta (5), a partir das 15h. A concentração da saída será em frente à Igreja São Benedito, centro da cidade. Na caminhada, os participantes vão passar pela Praça do Rosário; Prainha; Avenida Getúlio Vargas, encerrando-se na Praça Alencastro.

O evento, cujo tema é “Mulher: Gerando Vida, Desenvolvimento e Paz”, os participantes e apoiadores reúnem para pautar as reivindicações e avanços das mulheres em busca de um mundo melhor.  Além da caminhada, serão realizadas outras atividades até o dia 27 deste mês.

O projeto Agenda Única envolve trabalhos relacionados à educação com base na Lei nº 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana na educação do ensino fundamental e médio.  Na saúde, o programa prioriza o tratamento das doenças falciformes, principalmente da raça negra e indígena. Cria projetos de geração de renda, defende o fortalecimento da cultura e arte no combate à violência e à discriminação racial da mulher, mais precisamente no Centro de Referência da Mulher. “A mulher tem sido cada vez mais vitimizada pela violência. Temos que mudar essa situação a partir da criação de políticas públicas. No entanto, ações estão sendo implantadas e, com isso, muitos problemas resolvidos”, enfatizou.
Adrielle Piovezan