11/07/2023
Edna solicita a Emanuelzinho recursos para hanseníase, migrantes e moradia
Assessoria
A vereadora Edna Sampaio (PT) discutiu, nesta segunda-feira (10.07), com o deputado federal e líder do governo, Emanuel Pinheiro, "Emanuelzinho" (MDB), algumas demandas que envolvem a atuação do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos.

Acompanhada de co-vereadores, ela solicitou ao deputado que encaminhe recursos, via emenda parlamentar ou outras fontes, para atendimento aos pacientes de hanseníase, especialmente  para a educação em saúde.

“Somos um estado onde a hanseníase é endêmica e, além da ausência  de políticas mais efetivas, não temos informações a respeito do  impacto da doença sobre a população. Apresentei a ele a demanda de dialogar com as universidades para criar residências médicas e de enfermagem nesta área, pois ficou  muito evidente a ausência destes profissionais, especialmente durante a pandemia”, disse ela.

A parlamentar também pediu apoio aos migrantes haitianos que lutam há anos para trazer para o estado seus familiares.

“É uma pauta na qual temos atuado e já estivemos duas vezes em Brasília para tratar deste tema. Agora, o deputado se comprometeu a articular junto ao Ministério das Relações Exteriores as condições de viabilizar os vistos dos familiares para que possam entrar no Brasil”, disse.

Edna também solicitou ao deputado apoio à luta para efetivar a Política Municipal para Imigrantes na capital, a qual cria o Conselho Municipal de Políticas para Migrantes e o Centro de Atendimento a migrantes e pessoas LGBTQIA+.

Ela pediu a intervenção do parlamentar para possibilitar a aquisição de imóvel no centro histórico da capital para a instalação deste serviço e ele se comprometeu a intermediar o diálogo com a Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Estiveram presentes na reunião representantes da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) e do Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan).

A vereadora também esteve acompanhada de lideranças da Ocupação Brasil 21, localizada próximo ao bairro Jardim Imperial, onde famílias sobrevivem em condições precárias e sob o risco de despejo. Ela pediu apoio do deputado para manutenção das famílias no local e ele se comprometeu a intermediar o diálogo com o Ministério das Cidades sobre o tema.

“Essa questão da ocupação deve ter um tratamento diferenciado em relação ao trâmite do programa Minha Casa, Minha Vida. As famílias já estão em uma área onde poderia ser mitigado o conflito com a participação da prefeitura, do próprio governo do estado e de autoridades competentes para ser feita a desapropriação e criada uma linha para  o financiamento das casas que já existem. A ideia  é dialogar com a prefeitura e o governo para viabilizar a permanência dessas pessoas”, disse ela.

Da Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)