28/06/2023
A convite de vereador, enfermeiro reivindica pagamento do piso nacional em Cuiabá
Secom
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira, 27, o enfermeiro doutorado em Saúde Coletiva, Tony José de Souza, ocupou o espaço da Tribuna Livre a convite do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) para reivindicar o pagamento do piso salarial da classe.

Tony lembrou que a Lei nº 14.434/2022 define que o piso salarial dos enfermeiros passe a ser de R$ 4.750, que os técnicos de enfermagem devem receber 70% desse valor (R$ 3.325) e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (R$ 2.375). Porém essa realidade ainda é um sonho em Cuiabá.

“O piso salarial já é uma realidade, mas para ser implantado na Capital, ele perpassa uma lei municipal, então é necessário que aja uma articulação junto ao Poder Executivo para que ele crie um projeto e o encaminhe para a Câmara Municipal para que aja a votação e em seguida a implementação”.

Tony disse que a enfermagem hoje compõe 60% do efetivo da Saúde Pública de Mato Grosso. E que por não existir um piso definido, os valores são pagos de acordo com a realidade de cada município. Em Cuiabá, os enfermeiros recebem uma média de R$ 2.800 e os técnicos R$ 1.600.

“Pagar o piso salarial da enfermagem é investir na melhoria da Saúde Pública, o resultado final do investimento é o melhoramento da qualidade de vida população, da coletividade. Um profissional satisfeito e valorizado dá o melhor de si”, defendeu Tony.

O vereador Dr. Luiz Fernando, se comprometeu em se reunir com a interventora Danielle Carmona ainda esta semana para tratar do assunto.

“É preciso que aja uma ação da intervenção em conjunto com o Executivo. A interventora precisa criar este projeto e pactuar isso junto com o Executivo para que ele possa remeter para o Legislativo. Como médico e membro da Comissão de Saúde nós abraçamos a causa da enfermagem, sabemos da importância do trabalho desses profissionais que realmente carregam o ‘piano’ da Saúde”, contextualizou.

Luiz Fernando ainda fez questão de ressaltar que esteve visitando a Policlínica do Planalto nesta segunda-feira (26) e constatou que o local continua em condições precárias. “Essa obra da policlínica precisa ser retomada e concluída, é uma necessidade urgente. Vou conversar sobre isso com a interventora também”, encerrou.

Da Assessoria - Márcia Martins

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)