Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/05/2023
Artesã encontra cura através do trabalho e relata luta contra o câncer

Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou mais uma edição da Feira do Legislativo, e desta vez recebeu além dos expositores histórias marcantes de superação por meio do artesanato. Os servidores da Casa tiveram a chance de conhecer diversos trabalhos que foram do artesanato a culinária regional.

Uma das personagens especiais desta Feira foi a artesã Rosinete Ana de Arruda Mendes, que encontrou por meio de seu trabalho uma maneira de curar o impacto causado pelo câncer que a acometeu. A artista relata que a descoberta da doença mexeu muito com ela de forma direta.

“Há seis anos eu descobri o meu câncer de rim então eu fiquei meio perdida, porque eu tive esse afastamento do trabalho e aí eu ficava só deitada. Então veio a ideia de trabalhar com artesanato e o que eu tinha em casa eram alguns pneus jogados no quintal aí eu decidi fazer algo com eles”, relata Rosinete sobre seu primeiro contato com a arte. 

As palavras da artesã contam uma história de superação, ela relata ainda que decidiu definitivamente se dedicar ao trabalho após a sua cirurgia e que a rotina do artesanato a transbordava, fazendo até com que sua dor desaparecesse naqueles momentos.

“Eu sinto que eu tinha o poder de controlar a dor através do artesanato. Eu dormia pensando naquilo, eu sonhava e quando acordava eu anotava as ideias, e no outro dia eu tentava botar em prática”, declara.

Rosinete finaliza seu forte depoimento dizendo que em seus momentos com o artesanato o tempo passava e a atividade levava consigo qualquer incômodo.

O Secretário de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Odenil Fausto explica como novos artesãos podem expor seu trabalho na Casa do Legislativo nas próximas Feiras que estão por vir.

“Os artesãos devem procurar a Secretaria de Ações Institucionais ou a Secretaria de Cultura e eles serão inseridos. Porque o objetivo na realidade é que eles participem! Os artesãos, os artistas, o objetivo dessa casa e fomentar e ampliar essas pessoas”, afirmou Fausto.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
28/05 - "Sensação de dever cumprido", comemora Michelly Alencar pelo sucesso da 3ª edição do Mulheres em Ação
28/05 - Startup social ‘Anjos da Lata’ possibilita transformação através da música
28/05 - Câmara aprova requerimentos, projetos e honrarias durante Sessão Ordinária
27/05 - Vereador apresenta PL que prevê atendimento prioritário com psicólogo para crianças e adolescentes vítimas de violência
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.