18/05/2023
600 felinos foram castrados pelo projeto do vereador Sargento Vidal
O vereador Sargento Vidal (MDB) anunciou na tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18.05), da Câmara de Cuiabá, que durante dois meses foram castrados pelo projeto do parlamentar, o total de 600 felinos de pessoas de baixa renda, protetores independentes e ONGs em Cuiabá.

Das 600 castrações, 400 foram gratuitas para ONGs, protetores independentes e pessoas de baixa renda com inscrição no CADUnico. As outras 200 foram doadas 50% do valor para demais pessoas, ou seja, o vereador pagou a metade do valor total. O intuito é diminuir o número populacional de gatos e, por conseqüência, o número de abandonos.

“Uma gata solta na rua chega ao final do ano com mais de 500 abandonados, pois uma gata da cria quatro vezes ao ano e desses filhotes, a maioria é fêmea. A gata pode procriar a partir dos quatro meses e, após dar cria, com três meses ela já está pronta para engravidar novamente. Então a solução é castrar. E eu, enquanto o Castramóvel não fica pronto por questões burocráticas, fiz essa parceria com uma clinica veterinária para doar a ONGs, protetores independentes e pessoas carentes 600 castrações”, disse ele.

Para fazer as castrações, Vidal empenhou o seu salário de parlamentar, assim como empenhou na compra do Castramóvel. Ainda destacou que, para quem não é baixa renda, mas quer castrar o seu pet com um valor mais acessível, ele tem parceria com uma clínica veterinária para que seja cobrado apenas 50% do valor.

“Para aquelas pessoas que não são baixa renda, ou seja, não tem CADÚnico. Pelo CRMV não tem direito a gratuidade na castração. Então nesse projeto meu, pago 50% dessas castrações, portanto, até o dia 30 na semana que vem, o Sargento Vidal faz 600 castrações gratuitamente ou com 50% para pessoa de baixa renda aqui na Capital. E, na próxima semana, com fé em Deus, eu terminando de pagar essas, já vou anunciar aqui 600 castrações de cães, ou seja, aquilo que prometemos lá atrás estamos conquistando a cada dia, ajudando a sociedade na causa animal”, declarou ele.

Da Assessoria