Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/05/2023
Vereadora Maysa Leão cobra da Prefeitura de Cuiabá o cumprimento da Lei do Fluxograma da jornada do autista
Da Assessoria

Durante a sessão desta terça-feira (16), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) cobrou da Prefeitura de Cuiabá, o cumprimento da Lei de publicização do fluxograma da jornada do paciente com autismo ou outra neurodiversidade. O Fluxograma serve para que as famílias saibam qual caminho seguir quando há o possível diagnóstico.
 
A regulamentação de n° 6.836/2022 é de autoria da parlamentar e entrou em vigor em junho do ano passado. Esta lei determina que o fluxograma deve estar disponível no site da Prefeitura, redes sociais, e unidades de saúde do município. O documento deve conter também o local de realização do diagnóstico, local para realização dos exames, locais de atendimento especializado, e serviços de reabilitação, quando necessários.
 
“Em Cuiabá esse tipo de diagnóstico só é feito no Centro de Especialidade Médicas (CEM) - que não tem neuropediatra ou psiquiatra há seis anos, ou seja, durante toda a gestão Emanuel Pinheiro. Não temos terapias hoje nem para autistas, nem para neurodiversos, e nem para crianças com síndromes e doenças raras. Os centros de terapia não existem aqui e são uma obrigação constitucional. Deixo aqui o meu pedido para a lei seja cumprida. Precisamos tratar as pessoas que precisam de terapia com  respeito”, destacou a vereadora.
 
O assunto também foi tema da reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência, realizada nesta segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores. Maysa é presidente desta comissão. A reunião contou com a presença de convidadas da Secretaria Municipal de Saúde.
 
“Essa reunião só aconteceu, porque a intervenção existe. Eu tentei muitas vezes agendar uma reunião com os responsáveis da secretaria de saúde e sempre recebi “não” como resposta”.

Da Assessoria



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.