22/12/2009
Deucimar destaca avanços e diz que devolverá recursos à prefeitura
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), destacou, durante café da manhã com a imprensa nesta terça (22), vários avanços da instituição neste ano, entre eles a devolução de recursos à prefeitura, já que, segundo ele, “tudo é questão de gestão”. “É possível administrar essa Casa com menos dinheiro do que o duodécimo repassado pela prefeitura. Estamos economizando muito”, afirmou. Mensalmente, a Câmara se comprometeu em repassar R$ 100 mil à secretaria municipal de Saúde para complementar o salário dos médicos do SUS e, nos próximos dias, devolverá mais de R$ 900 mil à administração. A Câmara recebe duodécimo de R$ 1,8 milhão para custear despesas administrativas e dos gabinetes dos vereadores.
Deucimar ressaltou que uma das maiores preocupações da atual legislatura é em relação à transparência nas ações da Casa. Tanto que logo no primeiro ano da gestão as despesas com a verba indenizatória dos 19 parlamentares e os gastos administrativos passaram a ser divulgados no site institucional da Câmara (www.camaracba.mt.gov.br). Entre as inovações está a instalação do painel eletrônico no plenário, que começa a funcionar no próximo ano e a troca de móveis. Além disso, exaltou a importância da reforma geral do prédio da Câmara.
Balanço
Neste ano, a Câmara analisou 304 projetos de lei, 10 leis complementares, 77 emendas, 55 projetos de resolução, 362 requerimentos, 628 moções e 17.283 indicações. O Executivo encaminhou 58 projetos de lei, 15 leis complementares. Foram feitos 13 vetos.
MetasPara o próximo ano, a Câmara tem como metas prioritárias a implantação do sistema de cotas a portadores de deficiência física nos cursos ofertados pela Escola do Legislativo; a construção do espaço que demarca o Centro Geodésico da América do Sul; a instalação de computadores no plenário para cada vereador e a devolução de recursos à prefeitura.

Pollyana Araújo

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues