Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/12/2009
Farmácias devem conter caixas coletoras
Projeto de lei torna obrigatório aos estabelecimentos farmacêuticos aalocação de caixas coletoras para armazenamento de medicamentos eoutros produtos farmacêuticos com prazo de validade vencida. O autorda proposta, vereador Lúdio Cabral (PT) disse que o objetivo é evitaro descarte de medicamento no lixo comum e na rede de esgoto com acriação de postos de recolhimento de remédios e outros produtosfarmacêuticos com prazos de validade vencidos para que sejamencaminhados para o local adequado.
Lúdio disse que remédios são essenciais para resolver os problemas desaúde, mas depois que a enfermidade passou, normalmente sobracomprimido nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção.Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. Momento emque por não termos alternativa jogamos fora de modo inadequado no lixoou na rede de esgoto comum.
“Ocorre que aos descartamos esses medicamentos os resíduos podemcontaminar o solo e a água. O problema é que boa parte da populaçãonão sabe disso e, ainda não existia postos de recolhimento”, explicou.Em todo o mundo, fármacos como antibióticos, hormônios, anestésicos,antiinflamatórios, entre outros, foram detectados no esgoto doméstico,em águas superficiais e de subsolo. Na Alemanha, 18 antibióticos foramidentificados em afluentes de ETEs e águas superficiais, afirma apesquisadora Daniele Maia Bila.
Estudos demonstram que várias dessas substâncias parecem ser persistentes no meio ambiente e não são completamente removidas nasEstações de Tratamento de Esgoto. Sendo assim, muitos resíduos resistem a vários processos de tratamento convencional de água. Recentemente, o monitoramento de medicamentos no meio ambiente-conhecidos na literatura como “fármacos”- vem ganhando grande interesse devido ao fato de muitas dessas substâncias serem frequentemente encontradas, em concentrações altas em afluentes de Estações de Tratamento de esgoto e águas naturais.
O vereador acredita que o primeiro passo para resolver a questão édivulgar cada vez mais as conseqüências do descarte incorreto demedicamentos para que as pessoas comecem a se conscientizar de seusmalefícios”, disse.
Roseli Cordeiro

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.