18/12/2009
Painel eletrônico deve ser inaugurado na próxima terça
A inauguração do painel eletrônico da Câmara Municipal de Cuiabá está prevista para a próxima terça (22). A informatização do sistema tem como objetivo dar transparência nos processos, agilidade e segurança nas votações. Para a implantação do painel, a Casa contratou por meio de licitação, modalidade Pregão Presencial, a empresa Teksys Sistemas Eletrônicos. Pelo sistema inovador, o Legislativo investiu R$ 145,1 mil. “A nossa intenção é possibilitar aos parlamentares e ao público informações básicas, em tempo real, sobre a sessão em andamento e as matérias em apreciação”, explica o presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP).
Além das votações, o painel vai registrar a presença dos vereadores, os assuntos que estão sendo discutidos na sessão e controlar o tempo da palavra de casa parlamentar. Podem ser emitidos relatórios detalhados e boletins aos interessados. Nas votações nominais, o painel registra instantaneamente cada voto. Nas votações secretas, só apresentará o resultado final. O sistema contém 25 terminais individuais de votação.
O painel possui terminais de votação microprocessados, chaves codificadas eletronicamente, display da tribuna com recurso de temporarização e corte de áudio automático, terminal com espelho com tela LCD 14’, além de um software de controle e gerenciamento do sistema de votação, um microcomputador com monitor LCD 14’ compatível com software de controle e gerenciamento eletrônico de votação e controlador de cabos e alimentação com backup. O sistema propicia segurança no armazenamento de informações, com níveis de criptografia de alta confiança.
Pollyana Araújo