27/04/2023
Comissão da Saúde realiza sua 3ª reunião

A 3ª reunião da Comissão da Saúde - CS, se reuniu nesta quinta-feira (27) na Sala de Comissões - vereador Julio Pinheiro. Os membros receberam como convidada a professora de enfermagem da Universidade Fereral de Mato Grosso (UFMT) e coordenadora da Rede Universitária Estadual para o Enfrentamento da Hanseníase - MT, Closeny Maria Modesto.

Durante o encontro foi discutido o problema da hanseníase no Distrito da Guia e a importância de se combater a doença no estado de Mato Grosso.

“A população precisa estar bem informada sobre a situação epidemiológica do nosso Estado, do Distrito da Guia, do Município de Água Boa e de todos os lugares que são bolsões da doença. Além disso, precisamos do apoio dos vereadores para que sejam criadas leis específicas para isso” disse a coordenadora Closeny.

A hanseníase também é conhecida como Bacilo de Hansen, ela causa lesões cutâneas e espessamento dos nervos periféricos. Seus sintomas podem aparecer como: perda de sensibilidade à dor, calor e/ou tato em partes do corpo manchas esbranquiçadas ou avermelhadas diminuição de força e dor em articulações, entre outros.

Sua transmissão se dá pelo contato com gotículas contendo a bactéria, eliminadas por pessoas doentes.

A doença tem cura e seu tratamento é gratuito pelo Ministério da Saúde o Estado de Mato Grosso está a 14 anos em 1º lugar no Brasil em detecção da hanseníase.

A Comissão tem como presidente Wilson Kero Kero (Podemos) e membro Sargento Vidal (MDB).

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues