26/04/2023
Vereador propõe políticas dos Direitos da Criança e Adolescentes e indicações para melhorias de dois bairros
Secom

O vereador Mário Nadaf (PV) apresentou projeto de lei, que dispõe sobre a política municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A medida também regulamenta o sistema institucional de apoio à sua formulação e execução.

O projeto de lei é fruto de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, ocasião em que os Conselheiros Tutelares pediram a criação de uma lei geral que estruturasse e melhor regulasse o funcionamento dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil, definindo as suas atribuições, direitos e deveres, estabelecendo mecanismos de controle e princípios a serem observados.

O projeto busca garantir a mínima padronização necessária ao fortalecimento institucional do Conselho Tutelar e à valorização da figura do Conselheiro em todo o País.

“O vazio normativo também parece ter contribuído para o aparecimento de problemas que, na prática, inviabilizam o funcionamento adequado dos Conselhos Tutelares, sendo a falta de estrutura mínima e sua utilização para suprir a falta de programas e serviços destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e famílias alguns dos mais recorrentes”.

A legislação proposta também traz uma definição estatutária quanto ao processo de escolha dos conselheiros. No caso de Cuiabá, é por eleição direta. Também é permitido aos conselheiros a liberdade associativa e sindical, bem como a de filiação partidária.

A legislação também institui o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, composto de entidades não governamentais que mantenham programas de atendimento à criança e ao adolescente e de entidades que tenham por objetivo a defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente, especialmente, ou do cidadão de modo geral.

Com isso, a política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente, no âmbito do Município de Cuiabá, se dará com a integração de todas as dotações destinadas ao atendimento à criança e ao adolescente em funções, programas, projetos e atividades claramente indicados no orçamento municipal, e será efetivada por meio do: Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselhos Tutelares e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Indicações

Além disso, Mário Nadaf propôs nove indicações que beneficiam os bairros Jardim Independência e Jardim Leblon com melhorias em infraestrutura. No caso do Leblon, a indicação é para o serviço de patrolamento e cascalhamento da rua Nova, lateral do CEIC Santa Clara.

Já para o Jardim Independência, o vereador solicitou serviço de tapa-buraco, cata-trecos, limpeza de boca de lobos, podas de árvores, pintura de meio fio e faixas de pedestres, limpeza de calçadas e dos bolsões de lixo no bairro.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá