Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/04/2023
Câmara realiza sessão em comemoração ao 3º Encontro LGBTQIAPN+

A Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá vai realizar no dia 31 de maio uma sessão solene em comemoração ao 3º Encontro Municipal do LGBTQIAPN+, na Capital. O evento será no plenário do Legislativo das 15h às 17h. 

O vereador Sargento Vidal (PROS) foi o autor do requerimento da sessão, que foi aprovado na sessão plenária da última quinta-feira (20). Segundo o parlamentar, há 30 anos a diversidade ideológica de gênero, bem como as características biológicas, eram excluídas da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“Vale ressaltar que, para muitos, a sigla LGBTQIAPN+ pode representar apenas letras de um grupo que quer se firmar. Mas, para o grupo legitimamente constituído, a intenção não está limitada na representação literária, e sim na qualificação solidificada de muitas outras pessoas que antes eram excluídas e abandonadas à própria sorte. Inclusive, pelos ditos simpatizantes, em busca de defesa de suas pautas sociais”.

O dia 17 de maio é lembrado como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. Para o vereador, apesar de a sociedade ter evoluído muito, o preconceito ainda é fato gerador de altos índices de violência. Ele lembra que, no Brasil, a homofobia é crime desde junho de 2019, quando, por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que são considerados crimes os atos atentatórios a direitos fundamentais dos integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. 

“Apesar dessas decisões importantes e de direitos reconhecidos terem sido conquistados ao longo das últimas décadas, a violência ainda é uma realidade de Lésbicas, Gays, Bissexual, Transgêneros, Travestis e Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e Não Binários. Considerando que se faz importante recordar que “Dia 31 de Maio”, a data em que será realizado o 3º Encontro Municipal LGBTQIAPN+ no município de Cuiabá, acerca da importância dos valores, bem como sua história da luta pelos seus direitos constitucionais de liberdade e igualdade”, finalizou.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.