16/12/2009
Emenda reduz de 20% para 5% o remanejamento do orçamento
O vereador Lúdio Cabral (PT) apresentou emenda a Lei Orçamentária Anual/ LOA 2010 restringindo em 5% o poder do prefeito de remanejar recursos de uma área para outra por meio de decreto. O objetivo é alterar a proposta enviada por Wilson Santos (PSDB) à Câmara que garante a ele próprio remanejar 20% de todo o orçamento sem que o objeto da alteração seja discutido e apreciado pela Câmara e consolidado em lei.

O projeto original defendido pelo poder executivo possibilita ao prefeito alterar, por meio de decreto, a destinação de mais de 266 milhões de reais. A previsão orçamentária para 2010 é de 1 bilhão 334  milhões e 481 mil reais.

“Desde 2005 protocolamos esta emenda as propostas orçamentárias para tentar reverter um encaminhamento grave que é possibilitar ao prefeito alterar a destinação do orçamento, sem que haja sequer discussão e conhecimento público para que área está sendo direcionada o recurso. Ao autorizar isso, a Câmara abre mão da prerrogativa de controle  e fiscalização sobre o cumprimento da destinação orçamentária que ela mesma aprovou”, avalia Lúdio.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues