14/03/2023
Câmara aprova audiência para discutir PDAU – Plano Diretor de Arborização Urbana

A décima sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá foi realizada na manhã desta terça-feira (13), no Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges. Os vereadores receberam para o trabalho uma pauta de votação contendo 11 matérias, entre projetos de lei, audiência pública e decretos legislativos.

O Executivo Municipal enviou para análise e votação dos vereadores, Projeto de Lei Complementar que “altera a Lei Complementar nº 475, de 30 de dezembro de 2019, que criou o Programa de Saneamento de Ativos e Passivos do Município de Cuiabá – PROSAP, por meio de compensação de dívidas líquidas e certas responsabilidade do município com créditos tributários e não tributários”, conforme mensagem nº 98/2022.

A matéria entrou na pauta de votação em Regime de Urgência Simples –R.U.S -, para ser votada em fase única, com parecer conjunto emitido pelas comissões permanentes CCJR, que avalia a legalidade e constitucionalidade da proposta, e CFAEO, que opina em todos os projetos quanto aos aspectos orçamentários e financeiros.

O parecer foi aprovado com 16 e a teor da matéria com 16 votos, recebendo 2 contrários, sendo enviado para sanção do prefeito.

Em segunda votação foi aprovado, com 15 votos, Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcus Brito (PV) que “dispõe sobre estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento das startups no município de Cuiabá”. Agora o projeto segue para sanção do prefeito.

Marcus destaca que “O objetivo deste projeto é estimular a economia criativa da cidade de Cuiabá através das empresas desenvolvimento digital. Hoje, mais de 95 milhões de brasileiros já utilizam a Internet, e a grande maioria deles, 94% do total, pesquisam sobre produtos e serviços antes de efetuarem uma compra. São consumidores que passam até três vezes mais tempo conectados do que assistindo TV e já representam mais de 59% de todas as transações em comércio eletrônico da América Latina. Este é um mercado em amplo crescimento e que se estimulado irá gerar cada vez mais emprego e renda para a população Cuiabana”.

Foi aprovado parecer da CCJR, com 16 votos, a Projeto de Lei de autoria da vereadora Maysa Leão (REPU) que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Cuiabá, o “Dia Municipal da Igualdade Feminina”.
O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) teve aprovado com 14 votos Requerimento de Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Diretor de Arborização Urbana – PDAU- de Cuiabá.

Foram votados em bloco e aprovados com 16 votos os pareceres da CCJR aos Projetos de Decretos Legislativos, de autoria do vereador Marcus Brito (PV), concedendo a Comenda da Ordem do Mérito Voluntário a:
- Manoela Elvira Gonçalves de Souza Larissa Apolo dos Santos Anna Carolina Pecini da Silva Caroline Garcia Marques Fontes Eloar Fernanda Costa Cândido e Anny Caroliny Carbonato Segóvia.

E de autoria do vereador Fellipe Corrêa (CIDA), foi aprovado com 16 votos, parecer emitido pela CCJR a Projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Cuiabano ao sr. Marcelo Biss.

Obs.: a sessão pode ser assistida na íntegra pelo endereço:

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo