Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
08/02/2023
Varanda vota a favor de salário mínimo para catadores de materiais recicláveis
“Muitos não sabem, mas o Aterro Sanitário foi fechado e todas essas pessoas ficaram sem o seu ganha pão, o sustento diário comprometido”.

O vereador Rogério Varanda (MDB) votou na sessão plenária realizada nesta terça-feira (07/02) a favor do pagamento de salário mínimo por 2 anos para catadores de lixo. 

O projeto que institui o programa “Renda Solidária III – Cuidando da Gente”, vai realizar o pagamento de salário mínimo, pelo período de 24 meses, para até 320 catadores de materiais recicláveis, que ainda atuam no aterro sanitário da Capital. 

“Muitos não sabem, mas o Aterro Sanitário foi fechado e todas essas pessoas ficaram sem o seu ganha pão, o sustento diário comprometido. Esses catadores coletavam, separavam e acondicionavam todo o lixo deixado no local. Faziam um trabalho extremamente importante também para o Meio Ambiente. Por isso estou muito feliz em ajudar esses 320 catadores de materiais recicláveis a terem os seus direitos atendidos”, disse o parlamentar. 

O auxílio

O auxílio financeiro será implantado por conta do processo de desativação do aterro, que já está em andamento e resulta em impacto direto na renda dessas pessoas. A Câmara aprovou o projeto com 23 votos favoráveis.

Quem será beneficiado

Aqueles que comprovarem o exercício da atividade no aterro por pelo menos dois anos. É necessário também que o catador de recicláveis seja maior de 18 anos, exceto nos casos de mães adolescentes de, no mínimo, 16 anos. Eles também precisarão cumprir outras medidas.


Verônica Rakel/Da Assessoria 



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.