06/02/2023
Vereadores protocolam pedido de CPI para investigar intervenção do Estado na saúde de Cuiabá

O vereador Luís Claudio (PP), protocolou na tarde desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Cuiabá, o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com finalidade de investigar, pelo prazo de 120 dias, a possibilidade de desvio de finalidade dos atos praticados durante a intervenção do Estado na saúde do Município.

O documento também traz o pedido de investigação por suposto assédio moral, abuso de autoridade e atos administrativos irregulares praticados pela equipe de intervenção e aparente e descontinuidade dos serviços de saúde, prestados ou geridos pela Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde durante a intervenção do Estado.

O vereador Luiz Claudio, justifica o pedido devido ao relatório da Comissão Multidisciplinar, instituída pelo prefeito do município, que levantou e apurou os atos praticados durante a intervenção na saúde pública de Cuiabá, com indicativo de que as ações da equipe de intervenção teriam causado graves danos à gestão da saúde da Capital.

“Vereadores Renivaldo (PSDC), Mario Nadaf (PV), sargento Vidal (MDB), Rogério Varanda (MDB), e este vereador , estamos neste momento protocolando a CPI da intervenção. O interventor atuou além dos limites da decisão judicial, e nós temos vários pontos que vamos investigar nessa Comissão, como assédio moral, abuso de autoridade, ingerência na gestão, e tudo que eles fizeram nós vamos apurar”, declarou o parlamentar Luis Claudio.

O pedido foi protocolado com 15 assinaturas dos vereadores da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e aguarda mais assinaturas na sessão ordinária desta terça-feira (07), no Plenário da Câmara.

O parlamentar afirma que espera que os atos irregulares sejam respondidos, e a “CPI tem a obrigação de enviar aos órgãos de controles para que façam seu dever e chame a responsabilidade civil e até criminal dessas pessoas que cometeram esses atos na saúde”.

Da Assessoria | Gabinete Vereador Luís Claudio