07/12/2022
Projeto de Marcrean instiui a Feira Palácio dos Pets no Tia Nair
O Parque Tia Nair, um dos espaços públicos mais visitados da Capital, vai, em breve, oferecer o “Palácio dos Pets” como mais uma atração aos usuários. O vereador Marcrean Santos (PP) apresentou Projeto de Lei criando uma feira com essa denominação, para oportunizar adoção e comercialização de ração e outros produtos direcionados ao segmento de pequenos animais.

O parlamentar justifica que o projeto tem por “objetivo proporcionar adoção de pequenos animais e comercialização varejista de animais vivos de pequeno porte e produtos e serviços oferecidos pelos pets shops e casas de ração”, desde que sejam estabelecidas com endereço fixo em Cuiabá.

Para o vereador a feira Palácio dos Pets, a ser realizada sempre às sextas-feiras, no período compreendido entre as 16 e às 23h00, “vai dar oportunidade para que os protetores de animais divulguem seus abrigos”, e ele acrescenta que “é importante que a sociedade conheça o trabalho desses abrigos, pois eles desempenham papel de relevância para a saúde pública ao cuidar de animais”.

A feira também está direcionada à participação de ONGs (Organizações não Governamentais) “que atuem no resgate e proteção de animais abandonados e que estejam em condições de adoção”. Para ser adotado, porém, os animais deverão estar vermifugados e vacinados.

O projeto estabelece que apenas pessoas jurídicas em funcionamento regular, com certidões, autorizações, alvarás e taxas que comprovem essa regularidade, poderão participar dos eventos.

Marcrean destaca que o projeto vai ao encontro do que concluem vários estudos e pesquisas. “Estudos mostram o bem que um pet faz à saúde das pessoas. Ter um animalzinho em casa resulta em passeios que estimulam os exercícios – caminhadas – o que provocam a melhora da pressão sanguínea e ainda podem combater depressão, ansiedade e estresse”, dentre outras manifestações de problemas emocionais.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá