02/12/2009
Região Norte disputa Centro de Treinamento da Copa
Luiz Alves
A regional norte de Cuiabá representada por lideranças de bairros está na luta para conseguir convencer autoridades e a diretoria da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - FIFA 2014 Agecopa da viabilidade de construir um dos Centros de Treinamento próximo a rodovia Emanuel Pinheiro. A reivindicação foi apresentada durante audiência pública que discutiu o PPA e Loa 2010. Autor do requerimento que possibilitou a audiência, o vereador professor Néviton ressaltou a importância do orçamento participativo para região norte que congrega 40 bairros.

A representante do executivo, Simone Emília Neves disse que o Plano Plurianual já contempla recursos para projetos direcionados para atender as necessidades da Copa. A Agecopa vai iniciar suas atividades com um orçamento de R$ 1 bilhão em recursos próprios para executar obras de infraestrutura com vistas ao Mundial.
O orçamento da capital poderá receber novos incrementos, contudo, investimentos como os relacionados á Copa de 2014 já fazem parte da estimativa de recursos prevista na peça orçamentária.

Emídio de Souza, diretor de habitação da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairro- FEMAB defendeu investimentos para a região norte e mostrou a disponibilidade de áreas para a construção do Centro de Treinamento. “A localização é privilegiada, pois fica às margens da Avenida Emanuel Pinheiro que passa por duplicação , além de disponibilidade de outra área para a destinação de um Parque para caminhadas e preservação ambiental.”, disse.

Já Edson Pires, presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Brasil lamentou a falta de investimento em saneamento básico na região. “Temos que lutar por condições de moradia, água, rede de esgoto, pois é humilhante ter que usar água de balde para tomar banho”, disse.

Roseli Cordeiro