Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/08/2022
Vereador cria campanha de alerta para os riscos da automedicação em animais em Cuiabá
Reprodução
Além de conscientizar sobre os perigos da administração dos remédios, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.

Sancionada a Lei nº 6.763/2022, que institui a Campanha de Conscientização Contra o Uso Indiscriminado de Medicação em Animais no Município de Cuiabá. Além de alertar sobre os perigos da automedicação, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.  

A campanha deverá ser realizada na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Animais, celebrado no dia 14 de março.  O vereador destaca que muitas vezes automedicação nos animais se dá devido ao desespero dos seus donos, na tentativa de melhorar a dor que eles estão sentindo, e isso acontece mais ainda quando se trata de gatos e cachorros.

“Na busca de aliviar os sintomas, as pessoas acabam se esquecendo de que a automedicação pode levar o animalzinho a um quadro mais grave se não tiver o acompanhamento correto”, ressalta.

Os principais medicamentos empregados na automedicação de animais são: os analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antiparasitários, antibióticos e vitaminas. Se administrados irracionalmente podem afetar a saúde e bem estar dos animais. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma enfermidade mais grave ou ainda piorar o estado clínico do animal, podendo, em determinados casos, levá-lo à morte.

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.