18/08/2022
Pavimentação asfáltica foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara de Cuiabá
Brunna Maria

Estiveram presentes representantes dos bairros Três Poderes, Chico Mendes, Paiaguás e da Águas Cuiabá.

O vereador Sargento Joelson (PSB) realizou na última quarta-feira (17) uma audiência pública para debater a pavimentação asfáltica dos bairros Três Poderes, Paiaguás II e III, Ubirajara e Chico Mendes. Foram convidados a comparecer na audiência a prefeitura, a empresa Águas Cuiabá, a Caixa Econômica, os presidentes dos bairros e a comunidade, destes somente a concessionária de água mandou representantes.

O vereador Sargento Joelson comentou que a realização da audiência foi motivada após o apelo dos moradores dos bairros que há anos sofrem com a falta de asfalto e de outros recursos.

"Já é uma luta antiga destas comunidades, existe uma sobra de recursos de uma obra existente no Jardim Vitória, Florianópolis e União. A prefeitura fez um compromisso com a comunidade em 2019 que esta "sobra" seria utilizada nesses cinco bairros e desde abril deste ano a obra foi finalizada. O que temos hoje é somente um ofício de intenção na Caixa Econômica, e até o momento não liberou os projetos para uma nova licitação, a qual utilizaria uma sobra recursos de R$ 17 milhões. A comunidade já realizou uma manifestação na rodovia Emanuel Pinheiro para chamar atenção e nada andou. Esta audiência pública foi solicitada pela comunidade, iremos fazer uma convocação do secretário para que possa dar esta resposta a estas comunidades, é o que ficou decidido", explicou.

Júlio César, vice-presidente do bairro Chico Mendes falou da luta da comunidade em busca de melhor infraestrutura no bairro.

"Estivemos ali no bairro Chico Mendes há 12 anos, está Audiência que foi muito boa, viemos representar o presidente do bairro Juca, e estamos nessa luta da pavimentação asfáltica, o bairro tem um projeto de asfalto e a população clama por esta benfeitorias, agora eu creio que nestes 45 dias temos de lutar, não parar e ver acontecer esta obra", comentou.

Luciane Bezerra, moradora do bairro Três Poderes falou da demora do poder público em dar uma resposta satisfatória sobre a licitação do asfalto.

"Época de eleição está aí, viemos fazer uma reivindicação para a pavimentação asfáltica do nosso bairro, pois o prefeito Emanuel ao entregar o último bairro do projeto (o Jardim Vitória) disse que em 30 dias e no máximo 60 saia a licitação, e ainda não deu nenhuma resposta. O próximo passo nosso é fazer uma nova manifestação para que possam entender que precisamos deste asfalto", comentou.

O vereador Demilson Nogueira (PP) também falou sobre a necessidade do Poder Executivo atender as demandas da sociedade. "Uma audiência importante, um marco produtivo da Câmara onde ela busca discutir os problemas que assolam Cuiabá. Esse caso é urgente, precisamos de respostas e aproveitar os recursos disponibilizados pela prefeitura", disse.

Ao final da audiência, Joelson ressaltou que irá convocar o secretário de obras da prefeitura para dar explicações sobre as demandas apresentadas e, também, buscará junto a Caixa Econômica informações sobre o andamento das tratativas para a realocação dos recursos.

Gabinete do vereador Sargento Joelson