05/07/2022
Vereador é convidado a representar a classe de trabalhadores técnicos da educação
Gabinete do vereador
Procurado por representantes do Sindicato  dos Técnicos da Educação Municipal de Cuiabá - (SINTEMC), que tem como presidente Pablo Augusto Braz de Lima, o vereador Dídimo Vovô (PSB) aceitou representar os mais 4817 servidores que se enquadram nas categorias de vigilantes, serviços gerais, motoristas, merendeiras, técnicos administrativos escolares e técnicos de multimídia.

A principal reivindicação dos profissionais, está relacionada a uma equiparação salarial referente ao desenvolvimento educacional individual, de 50% sobre os atuais salários, para aqueles que concluírem o ensino superior.

Na atualidade, os técnicos que ingressam na função, precisam ter  apenas o ensino médio como pré-requisito, posterior a esse estágio, os mesmos passam por curso preparatório "Curso Técnico - Pro Funcionário", que lhes garante um reajuste no salário base inicial de 40%.

No entanto, toda e qualquer possibilidade de crescimento no plano de carga e carreira, cessam-se nesse nível. O que segundo os representantes da categoria, é injusto para aqueles que buscam a evolução educacional como melhorias em suas vidas.

Segundo o líder sindical Pablo Braz, a compensação salarial deveria existir até como forma de incentivo àqueles que ainda não possuem nível superior. "Penso que quando temos sonhos, é necessário que haja motivação para alcançamos e uma progressão salarial na conclusão do ensino superior, com certeza é motivo suficiente para corrermos atrás de nossos ideais", salientou.

Segundo o vereador Dídimo Vovô, com base no levantamento preliminar feito por sua equipe jurídica para que haja mudanças dentro da categoria, é necessária a alteração na lei orgânica, o (PCCs), da educação. O que na prática, teria que vir como anteprojeto de lei, do executivo municipal para ser votado na Câmara.

"Precisamos fazer justiça a essa categoria, entendemos que é válida as reivindicações posta sobre a mesa, para isso estamos em conversação com o prefeito Emanuel Pinheiro e na última quinta-feira demos o primeiro passo rumo a um entendimento, estivemos em reunião juntamente com os representantes e o prefeito se mostrou bastante receptivo a uma negociação, com certeza teremos um resultado satisfatório para a classe", enfatizou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa -Vereador Dídimo Vovô