23/05/2022
Vereador homenageia profissionais da enfermagem em sessão solene na Câmara Municipal
Secom Câmara
Em homenagem à Semana da Enfermagem comemorada entre 12 e 20 de maio e, em reconhecimento, a importância do trabalho dos enfermeiros para a sociedade, o vereador dr. Luiz Fernando (Republicanos) concedeu 65 Moções de Aplausos para profissionais das áreas de enfermagem, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O evento aconteceu nesta segunda-feira (25) no Plenário da Câmara Municipal.

“Nossos objetivo é valorizar o trabalho destes profissionais que lutaram bravamente no período da Pandemia de Covid-19 e continuam lutando. Nós já os reconhecíamos como essenciais para salvar vidas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e hospitais. Depois de tudo o que vivemos, eles merecem ainda mais, o nosso recohecimento”, destacou o parlamentar que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e defensor assíduo da área de saúde no Parlamento.

Entre os homenageados: Enfermeiros de Cuiabá, Várzea Grande e Baixada Cuiabana. “Em um evento como esse nós refletimos sobre a dignidade e o reconhecimento da profissão. O dr. Luiz Fernando é o único médico na Câmara e defende muito bem a área da saúde. Essa homenagem significa representatividade da classe. Os enfermeiros geralmente trabalham em três turnos, mais ou menos 12 horas por dia. Então é muito bom ter um vereador que olhe pela gente”, declarou a enfermeira Camila Cristina Nielli Pinheiro.

Com 20 anos de profissão, a enfermeira Edna Oliveira da Silva, do Hospital São Judas Tadeu em Cuiabá, agradeceu a homenagem e estendeu-a a toda a sua equipe do hospital. “É muito bom estar sendo homenageada aqui hoje. Nós passamos por momentos muito difíceis na Pandemia. Tivemos muitas lágrimas, mas também tivemos muitas vitórias de muitos pacientes que se recuperaram e hoje estão no braço da sua família e isso para a gente é uma honra. Meu parabéns e agradecimentos a todos os membros da enfermagem”, reconheceu Edna.

Dia Mundial do Enfermeiro

Enfermeiros e enfermeiras celebram a data mundialmente em 12 de maio. A homenagem é para Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. A ideia é destacar as contribuições de enfermeiros e enfermeiras para a nossa sociedade.
Sobre Florence Nightingale, ela faleceu em 13 de agosto de 1910. Foi uma reformadora social inglesa, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, atendendo soldados feridos. Foi chamada de A Dama da Lamparina, porque realizava rondas durante a Guerra para auxiliar soldados feridos no período da noite.

Semana da Enfermagem

Aqui no Brasil nós também comemoramos a Semana da Enfermagem. Ela vai de 12 a 20 de maio. A homenagem brasileira também cita Ana Néri, enfermeira que se alistou no Brasil de forma voluntária para combates militares nos anos 40.
A nobre profissão inclui dinâmica de ações sistematizadas e inter-relacionadas, proporcionando assistência ao ser humano de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

RELAÇÃO DOS ENFERMEIROS HOMENAGEADOS

47. MARCELA CUNHA DE ALMEIDA
48. MARIA DE FATIMA CAMPOS SANTOS
49. MARIA HELENA DA SILVA
50. MARIA QUITERIA DA SILVA .
51. MARIA RITA DE ALMEIDA COSTA
52. MARIANA JOSEFA ROMERA ARRUDA.
53. MICHELY MAYRA SOUZA ARRUDA
54. ROSANA FATIMA DA SILVA FORTES
55. ROSELI ALVES DA SILVA
56. SERGIOMAR VIEIRA
57. SILBENE DE ARRUDA  CRUZ
58. SILVANA DIAS DE MORAIS DE SOUZA.
59. SIMONE BENEDITA DOS SANTOS
60. TAIRA NAYARA ROCHA RAMOS
61. TATIANE FERREIRA BEZERRA
62. TEREZINHA DE JESUS DOS SANTOS
63. TIAGO RIBEIRO FARIAS
64. VERA LUCIA BRITO DA CUNHA
65. VIVIAN CRISTINI AZEVEDO

Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr Luiz Fernando

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!