Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/05/2022
Vereadora articula melhorias para cemitério
Secom Câmara

A vereadora Edna Sampaio (PT) encaminhou,  na última sexta-feira (13)  representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que cobre da Prefeitura de Cuiabá providências sobre a situação de abandono do  Cemitério Municipal São Gonçalo, no bairro Parque Geórgia, em Cuiabá, onde a cantora cuiabana Hend Santana foi sepultada na última quinta-feira (12). 

O documento foi encaminhado à Procuradoria de Justiça Especializada na área de  Cidadania e Consumidor do Ministério Público de Mato Grosso.

A parlamentar disse que acompanhará a operação de limpeza e revitalização  dos cemitérios públicos da capital, anunciada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) nesta segunda-feira (16).

As imagens das péssimas condições de conservação do cemitério viralizaram nas redes sociais e ganharam destaque na imprensa, causando grande comoção social.

Na representação, Edna afirma que, no momento do velório, recebeu “<...> imagens escabrosas de covas abertas e corpos à mostra” e salienta que estes fatos ferem os princípios éticos e normas jurídicas vigentes.

“<...> o direito à sepultura é corolário do princípio da dignidade da pessoa humana, e a prestação de serviço funerário é típica competência municipal, por se tratar de interesse local”, diz o documento.

Anexo ao processo, ela encaminhou imagens e arquivos de mídia, por meio dos quais “é possível notar a negligência do serviço público, a ferir o direito do morto e da família a um enterro digno”, diz a representação.

“Diante do exposto, requer, com urgência, a tomada de providências por este Ministério Público, para que se faça cessar a conduta negligente da administração pública municipal causadora de graves violações à dignidade dos mortos e familiares”. 

A vereadora ressaltou que o óbito da cantora comoveu artistas, militantes da causa da cultura, militantes do movimento negro, comunidade LGBTQIA+ e políticos e criticou a gestão municipal.

 “Se nós não temos poder público para os vivos, não temos para os mortos também. A família, com o coração dilacerado por uma perda tão terrível como essa, ao chegar lá teve que enterrar a sua ente querida em um espaço que é mato, em covas abertas, onde os corpos estavam descobertos, a olho nu, dentro das covas”, disse, na tribuna da Câmara.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.