06/05/2022
“Pela virtude mais que pelo ouro”: Dom Aquino Correia preside sessão solene em sua homenagem no ano de 1951 na Câmara Municipal de Cuiabá
No dia primeiro do mês corrente tomou posse Dom Mário Antônio como novo arcebispo de Cuiabá. O fato deu-se em decorrência da renúncia, por idade, apresentada por Dom Milton dos Santos. O religioso, Dom Mário Antônio, chegou à capital mato-grossense no dia 30 de abril e foi recepcionado pelos fiéis em uma carreata. No dia seguinte, assumiu sua designação em uma grande cerimônia realizada na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá.

A nomeação confiada a Dom Mário Antônio pelo Papa Francisco lhe outorga a responsabilidade de decidir sobre questões administrativas e pastorais relacionadas à arquidiocese de Cuiabá. A chegada de um novo arcebispo a nossa capital nos faz rememorar uma importantíssima figura histórica para nosso Estado que, coincidentemente, ocupou a mesma posição atualmente atribuída a Dom Mário Antônio. Aqui nos referimos ao célebre  arcebispo Dom Francisco Aquino Correia.
O sacerdote, poeta e político Dom Aquino Correia nasceu em Cuiabá no dia 2 de abril de 1885. O filho do casal Antônio Tomás de Aquino e Maria de Aleluia Gaudie Ley Correia ingressou em 1902 no Noviciado dos Padres Salesianos de Dom Bosco em Cuiabá, ordenando-se sacerdote no ano seguinte. Já em 1904 seguiu para Roma onde doutorou-se em Teologia, e de volta às terras cuiabanas, em 1921, foi elevado ao Arcebispado da capital, tornando-se assim, a pessoa mais jovem a ocupar essa posição no mundo à época.

Intelectual brilhante, Dom Aquino Correia foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Ainda, foi o  responsável pela fundação a Academia Mato-grossense de Letras e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, do qual é Presidente Perpétuo. Autor de inúmeras e notáveis Cartas pastorais, discursos, trabalhos históricos e poesias, foi justamente em seus versos que o famoso termo “Cuiabá Cidade Verde” tornou-se imortalizado.

Dom Aquino Correia adentrou no campo político em 1918, quando foi indicado governador de Mato Grosso, por Venceslau Brás, então presidente da república, como uma figura conciliadora. Neste período, com apenas 32 anos de idade, escreveu o poema "Canção Mato-grossense", que posteriormente foi oficializado como Hino de Mato Grosso. Também criou o Brasão de Armas do Estado, cujo lema em latim é “Virtute Plusquam Auro” o que significa “pela virtude mais que pelo ouro”, inspirado no brasão de Cuiabá.

Dom Aquino Correia presidiu uma sessão solene em sua homenagem realizada no dia 12 de outubro de 1951 na Câmara Municipal de Cuiabá, feito esse que denota o tamanho de sua relevância política e social. Na ocasião, o então presidente da segunda legislatura dessa Casa de Leis, o Sr. Vereador Severiano Benedito de Almeida, afirmou tratar-se Dom Aquino de um expoente máximo de nosso Estado, por seus talentos, cultura e sobretudo virtudes peregrinas.

Durante a referida sessão, Dom Aquino agradeceu a homenagem recebida em sua cidade natal e na pessoa de seus legítimos representantes.  Afirmou ter tantas coisas a serem ditas a sua gente, seus concidadãos, em especial aos que representavam a alma de Cuiabá, seus vereadores. Finalizou deixando uma mensagem, frisando a necessidade de solidariedade e entusiasmo para o bem público.

Anos depois, em 23 de março de 1956, a Sra. Vereadora Maria Nazareth Hahn informou aos demais parlamentares a respeito do falecimento do ilustre cuiabano Dom Aquino Correia que ocorrera no dia anterior. Solicitou ainda, que naquela data, fosse registrado um voto de pesar em decorrência do falecimento do mesmo. A parlamentar discorreu a respeito dessa perda irreparável e do luto em que se encontrava o povo. E finalizou afirmando em seu discurso tratar-se Dom Aquino uma “figura ímpar, sacrossanta, e antes de mais nada, genial”.

Para aqueles que tiverem o interesse em se aprofundar a respeito da história de Dom Aquino Correia, sugerimos a visita a dois lugares que preservam sua memória. O Seminário Nossa Senhora da Conceição, local onde ele residiu durante 34 anos, que atualmente abriga o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Nesse espaço é possível conhecer um rico acervo que conta com o mobiliário que fez parte de seu dormitório, fotos, livros, documentos, indumentárias e outros objetos pessoais. Além disso, também pode-se visitar a casa onde nasceu o referido sacerdote, edifício onde se situa hoje o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino.

Autoras: Thalyta Albernaz Siqueira e Thauanny Guimarães Silva (Estagiárias do Núcleo de Cultura, Resgate Histórico e Eventos) sob supervisão de Danilo Monlevade.

Referências:
https://www.academia.org.br/academicos/aquino-correia-dom/biografia. Acesso em 03 de maio de 2022.
-Livro Ata n°62 - Acervo do Arquivo Geral da Câmara Municipal de Cuiabá
-Livro Ata n°20 - Acervo do Arquivo Geral da Câmara Municipal de Cuiabá