Início
NOTÍCIAS
08/04/2022
ARTIGO- Dia Nacional do Sistema Braille, 8 de abril
Reprodução
Odenilton durante entrevista ao TV Câmara

Braille ou braile é um sistema de escrita e leitura tátil, que por meio de um conjunto de seis pontos possíveis em alto relevo, permite formar 63 ou 64 combinações diferentes. Essas combinações podem ser utilizadas para representar as letras do alfabeto, pontuações, números, símbolos matemáticos, químicos e mesmo a notação musical. As pessoas cegas ou com baixa visão, por meio do toque, usam uma ou duas mãos para fazer a leitura.

A data 8 de abril foi escolhida para ser o Dia Nacional do Sistema Braille, pois é o dia do nascimento de José Álvares de Azevedo. Ele foi o primeiro professor cego do Brasil, e o responsável por trazer da França esse conhecimento e disseminá-lo pelo país.O sistema de escrita/leitura leva esse nome em homenagem ao seu criador, o francês Louis Braille 1809-1852.Aos 3 anos, ele perfurou um olho enquanto brincava na oficina do pai. Aos 5 anos, ficou completamente cego, em decorrência de uma infecção que surgiu após o acidente e atingiu o outro olho.

A ferramenta mais básica para produzir conteúdo em braile é a reglete e o punção. Com ela escreve-se furando o papel da direita para a esquerda, enquanto a leitura é feita da esquerda para a direita. Provavelmente por algum tempo, a máquina de teclas Perkins Brailler, foi a segunda ferramenta mais utilizada. Após a popularização dos computadores, vieram as impressoras braile. Existem modelos para uso doméstico e para uso profissional.

Mais recentemente surgiram as linhas ou display braile. São hardwares que permitem a leitura diretamente neles, pois à medida que se navega por algum conteúdo em texto, por meio de pequenos pinos que sobem e descem automaticamente, os símbolos braile são gerados para a leitura tátil. Exceto a reglete e o punção, todas as demais ferramentas sempre apresentaram um problema de acessibilidade para os brasileiros, o valor. São equipamentos que sempre custam milhares ou dezenas de milhares de reais.

Apesar dessas questões que envolvem o meio de produção, desde sua popularização, o sistema braile tem sido fundamental para a alfabetização de crianças ou adultos cegos. Ele abre portas para acesso à educação, ao trabalho e à cultura. Com o uso do braile inúmeras pessoas leem e desenvolvem suas atividades diariamente.

Uma curiosidade: muitas pessoas perguntam se nossos computadores são em braile. A resposta mais curta é não. Mas, uma resposta mais longa que esclareça essa pequena confusão, será abordada em algum dos próximos artigos. Então, continue acompanhando.


Odenilton Júnior Ferreira dos Santos, é pessoa cega e trabalha como técnico legislativo na Câmara Municipal de Cuiabá. Possui mestrado em Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialização em Gestão Pública e em Gestão de Projetos  e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
28/09 - CCJR emite nove pareceres de aprovação e seis de rejeição durante reunião desta quarta
28/09 - Sessões desta terça aprovam pareceres e processos em primeira votação
28/09 - Vereador diz que situação de repasse a hospital deve ser resolvida com urgência
27/09 - Projeto Cuibaninhos na Câmara recebe 70 alunos nesta terça
23/09 - Agora é lei o projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar em Cuiabá
22/09 - Segue para sanção projeto que garante prevenção e exame do câncer de colorretal
21/09 - Entidades já podem indicar nomes para moção de aplauso em alusão a Consciência Negra
21/09 - Comissões emitiram nesta terça parecer ao PL que regulamenta o 5G em Cuiabá e a um veto
20/09 - Vereadora pretende acionar judicialmente empresa concessionária
20/09 - Sessões desta terça analisam vetos, projetos de leis e de decreto legislativo
19/09 - Câmara realiza treinamento para servidores sobre o uso do protocolo digital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.