05/04/2022
Câmara de Cuiabá cria Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão
Secom Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá criou a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. A portaria nº 95/2022 foi publicada no Diário Oficial, no dia 30 de março.

De acordo com artigo 2º do documento, compete à comissão "as funções de planejar, orientar e fiscalizar as ações desenvolvidas para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida".

A comissão é composta por cinco servidores do quadro de efetivos da Casa de Leis, dois analistas legislativos, André Aparecido e Carla Camargo, o auxiliar legislativo, José Carlos e os técnicos legislativos Mauro Germano e Odenilton Junior, todos são Pessoas com Deficiência (PcD). Sob coordenadoria da secretária de Ações Institucionais, Rayhana Arnuti.

Inteirado às questões que envolvem a acessibilidade e a inclusão de PcDs, Odenilton Junior, que é pessoa cega, foi quem trouxe a ideia para o legislativo. "Felizmente ao propor essa ideia, foi muito bem recebida pela Casa, pelo presidente, e agora estamos tendo essa concretização. As nossas expectativas são as melhores, avançar nisso, produzir um ambiente com maior acessibilidade, um ambiente inclusivo para nós e para o público externo ", pontuou.

Há quase 34 anos trabalhando na Câmara, José Carlos, que é cadeirante, comentou que esperava por essa ação. "Estava ansioso, estamos tão motivados que queremos fazer dessa nossa instituição, da Câmara Municipal da Capital do Estado de Mato Grosso um exemplo para todas as outras, que tenham essa mesma sensibilidade para quebrarmos todo tipo de barreira e discriminação", disse.

A portaria foi assinada pelo presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) que demonstrou apoio à causa. "Para mim é motivo de orgulho termos criado essa comissão, a nossa intenção é ouvir as reivindicações e dar vez e voz a essas pessoas", ressaltou.

Secom Câmara