22/03/2022
Presidente da Câmara é homenageado no evento Agitando a Resistência Negra
Secom Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), foi homenageado no evento, “Agitando a Resistência Negra – 2ª Edição”, realizado nesta segunda-feira (21), no Cine Teatro Cuiabá. A premiação foi organizada pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT).

Foram premiadas diversas personalidades negras do Estado, dentre elas o vereador Juca do Guaraná, que segundo o Imune/MT, foi escolhido em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Brasil no combate ao racismo e valorização das populações negras, defendendo as Políticas Públicas Afirmativas e o encorajamento e inclusão dessas populações em todas as áreas e segmentos da sociedade.

O presidente da Casa de Leis agradeceu por ser escolhido como um dos homenageados. “Me sinto honrado e muito feliz de estar aqui em um grupo seleto de homenageados e eu ser um deles nessa noite. Hoje, eu tive também a felicidade de receber uma Moção de Aplauso do professor Edvande França, do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cuiabá, pela nossa luta, onde eu fiz a destinação de R$50 mil para as atividades do Conselho”, comenta o vereador.

A presidente do Imune/MT, Antonieta Luisa Costa, defendeu que é necessário que mais pessoas negras ocupem os espaços públicos. “Precisamos de mais pessoas negras à frente desses espaços de poder, seja na Câmara Municipal, seja na Assembléia Legislativa, seja em qualquer órgão público. E é muito bom saber que a gente tem pessoas lá”, disse.

A vereadora, Edna Sampaio (PT), parabenizou o vereador Juca do Guaraná pela premiação. “O papel que o Juca tem feito na Câmara Municipal, como o primeiro presidente eleito negro, a sua parceria comigo na construção de uma política pública voltada para a população negra é muito importante. Mostrar que a Câmara Municipal é também um espaço para as pessoas negras e estimular outros a trilhar esse caminho da política”, disse a vereadora.

Gabinete do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho