Início
NOTÍCIAS
21/03/2022
Lei institui Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular
Secom Câmara
De janeiro a janeiro, as campanhas de conscientização dão cor ao calendário da saúde, defendendo causas de entidades e organizações não governamentais. O mês de março, por exemplo, foi escolhido para a Campanha de Conscientização da Saúde Visual: o chamado Março Verde. Seguindo esse conceito de conscientização, a prefeitura de Cuiabá, sancionou recentemente a Lei nº 6762/2022 que cria o Dia Municipal da Pessoa Com Visão Monocular, a ser comemorado anualmente em Cuiabá, no dia 05 de maio.
 
Além de gerar mais informações acerca do assunto, a lei de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) busca mais respeito para os portadores da doença que muitas vezes sofrem com discriminações. “Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais, além disso, por inúmeras vezes acabam sendo alvos de discriminação”, diz o parlamentar ao explicar que os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, deste modo, apresentam noção de profundidade bastante restringida.
 
“É urgente que se criem mecanismos de estímulo às autoridades no sentido de programar políticas de saúde pública para o tratamento e o diagnóstico da perca de visão de um dos olhos e, também, de apoio às pesquisas na área. É preciso realizar debates e campanhas de alerta, para conscientizar a população sobre o problema”, contextualizou Dr. Luiz.
 
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, o portador de visão monocular tem visão bastante reduzida de um olho. A ausência de estereopsia (visão binocular – que é a capacidade de os dois olhos enxergarem em conjunto) limita o ser humano em várias atividades consideradas normais, tais como: práticas esportivas, profissionais e de lazer, inclusive impede de assistir a imagens que utilizam a tecnologia 3D (3ª dimensão), que usam estruturas com dois projetores, um para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A pessoa com visão monocular vê apenas uma imagem embaçada.
 
Causas
As causas mais comuns para a visão monocular são doenças como o glaucoma, distúrbios infecciosos intra oculares (toxoplasmose), disfunções da córnea ou retina, tumores intra oculares, ambiopia (visão preguiçosa) e traumas oculares.
 
Limitações
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a visão monocular interfere com a estereopsia (percepção espacial dos objetos) permitindo examinar a posição e a direção dos objetos dentro do campo da visão humana em um único plano, ou seja, apenas em duas dimensões. Assim, pacientes com visão monocular reconhecem a forma, as cores e o tamanho dos objetos, mas têm dificuldade em avaliar a profundidade e as distâncias, características da visão tridimensional.

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
28/09 - Sessões desta terça aprovam pareceres e processos em primeira votação
28/09 - Vereador diz que situação de repasse a hospital deve ser resolvida com urgência
27/09 - Projeto Cuibaninhos na Câmara recebe 70 alunos nesta terça
23/09 - Agora é lei o projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar em Cuiabá
22/09 - Segue para sanção projeto que garante prevenção e exame do câncer de colorretal
21/09 - Entidades já podem indicar nomes para moção de aplauso em alusão a Consciência Negra
21/09 - Comissões emitiram nesta terça parecer ao PL que regulamenta o 5G em Cuiabá e a um veto
20/09 - Vereadora pretende acionar judicialmente empresa concessionária
20/09 - Sessões desta terça analisam vetos, projetos de leis e de decreto legislativo
19/09 - Câmara realiza treinamento para servidores sobre o uso do protocolo digital
15/09 - Lei em Cuiabá obriga a divulgação de penas ao crime de maus-tratos aos animais
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.