06/11/2009
Projeto de Lei institui o Dia dos Catadores de Lixo
Projeto de Lei institui no calendário oficial de Cuiabá o Dia dos Catadores de Lixo, como data para reverenciar os atores informais e indispensáveis a preservação do meio ambiente. A data, segundo o autor do projeto, vereador Francisco Vuolo (PR) poderá ser reverenciada no dia 10 de dezembro de cada ano, sem prejuízo das ações permanentes em favor dos mesmos.

O vereador ressalta que os chamados “catadores de lixo” são importantes agentes em favor da limpeza do nosso meio ambiente. Muitas famílias sobrevivem desta importante atividade. Os catadores de lixo formam um segmento que com seu trabalho reduz drasticamente o impacto ambiental dos resíduos sólidos. No entanto, os catadores ainda são bastante discriminados; todas as conquistas do grupo, desde associações e cooperativas até melhores equipamentos para a realização de suas tarefas foram obtidas com o próprio esforço de seus membros.

Todo lixo, normalmente é recolhido pelos caminhões de lixo e por catadores de lixo elevado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco) é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de “garimpagem” dos catadores de lixo.

“É papel dos governantes, oportunizar não só melhores condições de trabalho, mas também um maior reconhecimento por sua importante função social. Em Cuiabá algumas cooperativas têm como atividade principal a reciclagem do lixo. Portanto, é necessário que o poder executivo valorize o trabalho.Atarefa é importante também para o resgate da auto-estima, pois eles saberão que não estão apenas catando papel ou lixo, mas estão ajudando a sociedade e os cidadãos a viver melhor”, disse o vereador.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues