04/11/2009
Curso na Câmara vai qualificar garçom, camareira e babá
Luiz Alves
A Câmara Municipal de Cuiabá através da Escola do Legislativo em parceria com a Associação de Empregadas Domésticas de Mato Grosso vai realizar curso de formação de camareiras, garçom e babá. A aula inaugural marcada para o dia 9 de novembro será às 15h e contará com 400 participantes. O presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), ressalta o papel da instituição no processo de cidadania através da qualificação profissional e inclusão de pessoas no mercado de trabalho.

Wilza Sodré Farias de Almeida, presidente da Associação que congrega a categoria reconhece a importância da parceria para as pessoas que buscam oportunidade de emprego e renda. A associação tem apenas 40 dias de existência e já está com quase 500 filiados. Para a presidente esses dados só confirmam o nível de organização da categoria e a demanda por qualificação.

No conteúdo do curso constam noções de inglês e informática, qualidade no atendimento, direitos do empregador e do empregado. A Copa de 2014 já movimenta o mercado de trabalho e incentiva as pessoas que buscam oportunidade de emprego. A nova parceria da associação vai estender os cursos de alfabetização para a comunidade de Limpo Grande, Capão Grande e Guarita.

Segundo dados de 2005 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE) existiam na época no Brasil cerca de 6,6 milhões de pessoas no trabalho doméstico, das quais 93,4% eram mulheres.

Além de ser tipicamente feminina, a profissão de doméstica também registra um alto grau de informalidade. Segundo relatório da Organização Mundial do trabalho, em 2005 apenas 25% das trabalhadoras domésticas (1,56 milhão) tinha carteira assinada, além de baixa remuneração.

A entidade, explica a presidente tem por objetivo qualificar, representar e defender a classe. “A associação está vencendo os obstáculos à medida que organiza cursos que ajuda a vida de centenas de profissionais, oferecendo melhoria de renda.” O grande desafio da entidade será o de permitir que os filhos das trabalhadoras também tenham direito a uma boa educação e assistência em saúde.

Roseli Cordeiro