10/01/2022
Secretaria de Ações Institucionais faz balanço das atividades realizadas em 2021
Secom CMC
Promoção de atividades sociais e de cursos de capacitação para servidores foram alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Ações Institucionais da Câmara de Cuiabá em 2021.

O departamento também é responsável por promover projetos que visam atender outras áreas, como o incentivo à cultura, resgate histórico, movimentos comunitários e de apoio à mulher.

A secretária da pasta, Rayhana Arnuti, comenta quais são as unidades que são de responsabilidade da Secretaria e as funções desempenhadas por cada uma.

"A Secretaria de Ações Institucionais é a unidade da Câmara que cuida da promoção de eventos de caráter social e cultural. Zela através da Escola do Legislativo na promoção de capacitação e treinamento dos nossos servidores. Somos também responsáveis pela Sala da Mulher, que realiza projetos em defesa da mulher e auxilia as famílias de baixa renda", disse.

"Temos também o Núcleo de Memória, que cuida da memória histórica da Câmara. Temos também o Núcleo Cultural que realiza as ações para o fortalecimento do setor", complementou.

Atividades

Em 2021, a Sala da Mulher realizou diversas campanhas sociais e de fortalecimento de políticas para mulheres.

Entre as ações está a campanha "Boa Ação é Doação", que arrecadou alimentos para serem distribuídos às famílias em vulnerabilidade social, chefiadas por mulheres e assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Além disso, arrecadou brinquedos para crianças do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos.

Junto com a Ouvidoria e o Núcleo Assistencial, desenvolveu projetos de conscientização aos servidores como "Todos Juntos Apoiamos essa Causa", em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

A coordenadoria de Cultura realizou a exposição "Nascidos da Terra" que reabriu as atividades culturais na Câmara.

Durante duas semanas foram expostos quadros dos artistas plásticos Victor Hugo e Dayana Trindade na recepção do Legislativo.

Atendimento de excelência ao cidadão, nova lei de licitação e formação de brigadistas foram temas de cursos realizados pelo Núcleo da Escola do Legislativo aos servidores.

Além disso, o Núcleo também atuou no processo seletivo para contratação de estagiários e na assinatura de protocolo de intenções com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), que visa a capacitação e treinamento dos servidores e vereadores.

O Núcleo Cultura, Resgate Histórico e Eventos realizou o encontro entre os ex-vereadores da 10ª Legislatura, exercida de 1977 a 1982. O projeto tem o intuito de resgatar a história da Casa de Leis e também marca o início dos trabalhos para comemoração dos 300 anos da Câmara Municipal, em 2027.

A Ouvidoria é o canal que contribui para o fortalecimento do Poder Legislativo. No ano passado,  foram realizados mais de 120 atendimentos, entre elogios, consultas, informações, sugestões e reclamações.

A maior procura é para solicitação de informações com 49 solicitações.

Em seguida foram realizadas 23 denúncias, 17 consultas, 12 reclamações, 11 pedidos distintos, 10 sugestões, 4 críticas e três elogios.

O cidadão pode registrar suas demandas de duas formas: através do site da Ouvidoria (https://www.gp.srv.br/adm_cuiabacm/ouvidoria//home), ou pelo telefone (65) 99262-4123, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Assista ao vídeo sobre a Secretaria de Ações Institucionais: https://youtu.be/MW3n5ITLbVc

Secom Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues