Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/12/2021
PL que declara cavalgadas como patrimônio histórico e cultural é aprovado
Secom Câmara
A proposta foi apresentada pelo vereador Dídimo Vovô vai para sanção do prefeito


A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei que declara patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial as cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural. A proposta, de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB), foi aprovada na sessão ordinária de terça-feira (14), na Câmara Municipal de Cuiabá.

A medida tem o intuito de reconhecer as atividades como prática cultural, estabelecendo no calendário municipal o dia de celebração. No artigo primeiro classificam as tradições culturais incluídas nesta propositura, sendo eles os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de cela e búfalos, bem como os muladeiros e os tropeiros.

Na justificativa da proposta, o vereador Dídimo Vovô relata que as cavalgadas surgiram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII, durante período de ocupação dos territórios, e que ainda continuam sendo realizadas principalmente nas áreas rurais.

Os membros da Comitiva dos Boiadeiros que participaram da festa dos boiadeiros no bairro Pedra 90 estiveram na Casa para acompanhar a discussão e votação do projeto. O Presidente da Comitiva, Rodrigo Breder falou da importância da aprovação no Legislativo para a valorização e reconhecimento da festividade para a cultura local.

"A importância deste projeto é que agora todo trabalho de resgate cultural no município de Cuiabá  na festa dos boiadeiros, agora é patrimônio histórico, os carros de boi, os bois de sela e todo tropeirismo. É uma festa que dia 6 de fevereiro estaremos nas ruas do Pedra 90 com os carros de boi pela primeira vez como patrimônio histórico", disse Fernando.

O autor do projeto justifica que "estas atividades movimentam a economia, na geração de empregos e no sustento de diversas famílias, e se traduzem em uma das mais genuínas manifestações culturais de Cuiabá".

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.