16/12/2021
Plenário aprova Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme Projeto segue para sanção no Executivo
Secom Câmara
“A implantação desta semana vai trazer alerta tanto aos portadores da enfermidade, quanto aos profissionais de saúde, sobre a importância humanitária do atendimento e acompanhamento multidisciplinar”, conscientiza o vereador Dr. Luiz Fernando

O Sistema Único de Saúde (SUS) não tem um setor específico para tratamento da anemia falciforme. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 100 mil crianças, 3.500 mil são vítimas da doença, antes mesmo de elas completarem cinco anos de idade. Preocupado com a questão, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) propôs o Projeto de Lei nº 473/2021 que institui a Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme no calendário de eventos do Município de Cuiabá. A matéria, aprovada no plenário da Câmara, na sessão desta quinta-feira (16), segue para sanção do Poder Executivo.

Luiz Fernando explica que o principal objetivo é facilitar o acesso de tratamento e diagnóstico clínico e laboratorial dos familiares dos portadores, incluindo crianças, adolescentes e adultos, e informar os profissionais de saúde sobre a doença.

“A Falciforme é grave e, se não for diagnosticada e tratada, pode matar. A implantação dessa semana vai trazer alerta tanto aos portadores da enfermidade, quanto aos profissionais de saúde, sobre a importância humanitária do atendimento e acompanhamento multidisciplinar”, conscientiza.

No projeto, o vereador determina ao Poder Executivo, a necessidade de informar a população sobre a existência da Lei Municipal nº 3.977/2000 que autoriza a implementação do Programa de Saúde Pública voltado para a Anemia Falciforme.

Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr Luiz Fernando

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo