Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/11/2021
Câmara realiza palestra com o tema "Prevenção é o Melhor Cuidado"
Walfredo Rafael/Secom Câmara
A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira
A ação faz parte da campanha "Todos Juntos Apoiamos essa Causa"


A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma palestra com o tema "Prevenção é o Melhor Cuidado", que discutiu sobre o câncer de mama e próstata. O bate-papo com os servidores é idealizado pelo Núcleo Assistencial, pela Ouvidoria do Legislativo e pela da Sala da Mulher. 

Nesta manhã, o mastologista e cirurgião oncológico, Luis Fernando Correa de Barros, e o cirurgião geral e urologista, Walid Khalil, estiveram na Casa para conversar sobre os sintomas, causas, diagnósticos e cuidados sobre a doença. 

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) participou da palestra e parabenizou os organizadores e falou que os cuidados devem acontecer em qualquer período do ano, não apenas durante os meses de campanhas de prevenção.

"Quero parabenizar a iniciativa em convidar dois grandes profissionais, um falando da saúde da mulher e outro do homem, com objetivo de alertar os servidores sobre a importância da prevenção", disse o parlamentar. 

A chefe da Ouvidoria Geral, Ariana Araújo, explica o propósito de trazer essas diversas programações para os servidores que muitas vezes não tem tempo ou acaba esquecendo de cuidar da saúde. 

"É importante porque a maioria das pessoas não procuram uma unidade de saúde, então às vezes como está corrido o trabalho, a gente facilita trazendo esse tipo de informação", explica. 

O médico servidor da Casa, João Baçan, conta que é de extrema importância a divulgação de informações para os servidores.

"A Câmara dá continuidade a esta série de palestras referente ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. A gente vai tratar um pouco sobre ambos os temas com os palestrantes. É de extrema importância essa divulgação de informação para que a gente possa aprender e se cuidar", conta. 

Os médicos que realizaram as palestras também falaram durante o bate-papo de como as campanhas trazem o conhecimento básico sobre a doença e orienta sobre os exames de prevenção. 

"Esse tema é extremamente importante. Estamos já no Novembro Azul, mas o Outubro Rosa também perdura por todos os meses do ano. É fundamental o conhecimento, o conhecimento estimula as mulheres e homens a ir ao médico, de realizar exame", esclarece o mastologista.

"O mês novembro azul é caracterizado mais para chamar a atenção da saúde masculina, principalmente, dos homens a partir dos seus 45 anos para fazer o exame da próstata. O objetivo é trazer informações para os servidores desta Casa a respeito desta doença", comentou o urologista.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.