Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/10/2021
Tribuna livre fala sobre as questões relacionadas a espinha bífida em MT
Reprodução
O tema foi discutido durante a sessão ordinária desta terça
O presidente da Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso esteve no Plenário das Deliberações para falar sobre o tema


O Dia Internacional da Espinha Bífida e Hidrocefalia foi um dos temas discutidos na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Cuiabá.

O presidente da Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB-MT), Antônio Lemos Correia, esteve no Plenário das Deliberações para falar sobre a importância desta luta e apoio da sociedade e do poder público.

"Ontem, dia 25 de outubro, foi o Dia Mundial contra a Mielomeningocele. Hoje, no mundo, o Brasil está em quarto lugar em incidência de casos de espinha bífida. No Brasil, Mato Grosso é o primeiro nos casos", conta o presidente.

"A espinha bífida é uma malformação transgênica na coluna da criança que ocorre na barriga da mãe. Ela se manifesta no feto até o 28° dia de gestação, muitas vezes a mãe nem sabe que está grávida e a criança já é portadora. Todas essas informações são clínicas e detalhadas. O estado da espinha bífida hoje, infelizmente, é um caso muito crescente, temos mais de 400 crianças e adultos no Mato Grosso", explicou.

Pai de uma criança portadora da doença, Antonio conta da necessidade que essas pessoas diagnosticadas desde da gestação de terem tratamento contínuo, até para evitar agravamento.

"Eu luto por essa causa, pois eu sei a necessidade. Todo portador da espinha bífida precisa de tratamento contínuo, com auxílio de sondas e fraldas descartáveis. Tendo tratamento certinho não teremos outras dores de cabeça", reforçou.

"Nós estamos presentes na nossa sede com alguns especialistas de forma voluntária, temos psicólogos, nutricionistas. Porque todos os pais que chegam lá ficam muito abalados com essa notícia", conta Antônio sobre os serviços oferecidos pela associação.  

Por fim, o representante agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), em fazer o convite para vir até a Casa de Leis falar sobre o tema.

"Agradeço muito o convite de mostrar a importância da conscientização da espinha bífida, pois é um caso crescente no Brasil e no Mato Grosso. O trabalho da associação é ajudar na conscientização da comunidade em geral", finalizou.

Juca destacou a importância de debater o assunto na Casa de Leis.

"Nós que agradecemos por trazer um assunto tão importante para esta Casa. Esta Casa está sempre presente nas questões em defesa da população cuiabana. Pode contar conosco para discussão e elaboração de políticas que possam estar vindo de encontro a realidade de vocês", disse.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.