Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
07/10/2021
PL da Menstruação sem tabu agora é lei
Secom Câmara
A proposta foi apresentada pela vereadora Edna Sampaio
Outro objetivo da política é diminuir as complicações de saúde causadas pela falta de cuidados com o ciclo menstrual


Pessoas em situação de vulnerabilidade terão direito a absorventes higiênicos gratuitos com a aprovação da lei n° 6.712/2021, de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT), promulgada ontem (6) pelo legislativo.

A lei cria a política pública “Menstruação sem Tabu”, que prevê a distribuição de absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como as acolhidas em abrigos, em unidades prisionais, em situação de rua, em extrema pobreza, a adolescentes internadas por atos infracionais e a estudantes da rede pública.

Os absorventes deverão ser disponibilizados em unidades institucionais que oferecem atendimento a este público, como os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

A política determina também que sejam criados programas de educação sobre o tema da menstruação, e a realização de atividades como palestras e distribuição de material informativo em escolas. O objetivo é promover a aceitação natural do ciclo menstrual e a valorização da saúde da mulher. 

Apresentado em maio pela parlamentar, o projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade pelos vereadores em agosto, foi vetado pelo executivo, mas teve o veto derrubado por unanimidade na Câmara, em setembro.

“Esta política envolverá, além da Secretaria de Mulheres, outras pastas, como a da saúde. Espero que o poder executivo incorpore esta lei como uma política pública a ser organizada pelas secretarias  competentes”, disse a vereadora.

Edna Sampaio salientou a importância de combater a pobreza menstrual, um problema que piorou diante do aumento da miséria, e que gera consequências sociais graves. 

Outro objetivo da política é diminuir as complicações de saúde causadas pela falta de cuidados com o ciclo menstrual. 

“Visamos enfrentar algo que é invisibilizado pela sociedade, mas é responsável por muitos problemas na vida da mulher, inclusive desvantagens sociais e educacionais”, disse ela, exemplificando que a falta de acesso a itens de cuidado íntimo é responsável por muitos casos de abandono escolar e faltas ao trabalho.

“Para além de uma questão de dignidade destas pessoas, é também um direito fundamental ao cuidado com o próprio corpo, e que impacta diretamente a saúde pública, no campo da saúde das mulheres”.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.