23/09/2021
Audiência pública discute cobrança de coparticipação aos clientes usuários de terapias intensivas
Walfredo Rafael/Secom Câmara
O debate foi solicitado pelo vereador Diego Guimarães
A audiência será transmitida ao vivo a partir das 9h, no Facebook, YouTube e no site da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (24) uma audiência pública, requerida pelo vereador Diego Guimarães, para discutir a cobrança de coparticipação aos clientes usuários de terapias intensivas e home care no município de Cuiabá.

Nas últimas semanas os planos de saúde têm enviado boletos de cobrança com valores exorbitantes a título de coparticipação aos clientes usuários e muitos deles possuem liminar judicial que impede tal cobrança.

O vereador Diego explica que em fevereiro de 2021 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com isso, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde.

“Os beneficiários de planos de saúde portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, passam a ter direito a número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento de autismo, o que se soma à cobertura ilimitada que já era assegurada para as sessões com fisioterapeutas”, ressalta.

O parlamentar ainda afirma que pacientes portadores TEA ou doenças raras dependem de terapias para garantir o mínimo de qualidade de vida. Tais indivíduos, pelas peculiaridades que envolvem sua condição especial, já despendem muito dinheiro para a estabilização e evolução de seu tratamento, independente daqueles cobertos pelos planos de saúde.

Sugestão de Pauta

O que: Audiência pública para discutir cobrança de coparticipação aos clientes usuários de terapias intensivas

Quando: Sexta-feira – 24/09/2021

Horário: 9h00

Local: Câmara Municipal de Cuiabá com transmissão ao vivo pelo Facebook, YouTube e no site da Câmara.

Gabinete Vereador Diego Guimarães

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues