31/08/2021
Responsáveis por obras de impacto ambiental podem ser obrigados a plantar árvores na cidade
Nemias Coelho/Arquivo/Secom Câmara
Projeto de lei apresentado pelo vereador Diego Guimarães visa a preservação dos ambientes naturais de Cuiabá

Para incentivar o plantio de árvores, aliviando os impactos ambientais negativos causados pela construção de edificações, loteamentos, obras de vias de rodagem expressas e a retirada de vegetação, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou projeto de lei que obriga o plantio ou fornecimento de mudas de espécies vegetais nativas ao horto municipal.

Pelo projeto, o responsável, seja ele pessoa física ou jurídica, do empreendimento, obra ou atividade que causará o impacto sobre o meio ambiente deverá fornecer as mudas como forma de compensação aos impactos negativos gerados. O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva.

“Essa medida possibilitará, ainda, contribuir com a preservação e minimização do desaparecimento de espécies da nossa fauna que se alimentam de frutas e vêm sendo dizimados pelo desmatamento e pela urbanização desordenada”, diz justificativa do projeto.

O projeto prevê que o órgão ambiental municipal é o responsável pela avaliação dos impactos ambientais gerados ao meio ambiente, cabendo ao mesmo a elaboração, acompanhamento e aceite final das medidas compensatórias através de Termo de Medida Compensatória ou Mitigadora.

“Tendo em vista a necessidade premente de preservação dos ambientes naturais, principalmente em relação à flora e à fauna existente, considerarmos que, garantindo um percentual de 50%, no mínimo, de árvores frutíferas, ao menos nas áreas públicas municipais, contribuirá para a eficácia do resgate de carbono, para a melhoria da arborização e embelezamento da paisagem urbana”, ressalta o vereador no projeto.

Gabinete Vereador Diego Guimarães