14/07/2021
Corpo Musical da PMMT recebe Moção de Aplauso
Walfredo Rafael
A entrega da homenagem aconteceu na manhã desta quarta (14).

O vereador Demilson Nogueira (PP) entregou nesta quarta-feira (14) a Moção de Aplauso aos componentes do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.  A banda tem ganhado bastante repercussão regional e nacional pela sua forte atuação nos veículos de comunicação trazendo alegria e descontração através da música.

Segundo o vereador, a entrega da Moção de Aplauso é a forma de reconhecimento do legislativo municipal pelo papel desempenhado por esses policiais que estão sensibilizando a toda população com exemplo de resiliência e compaixão exemplo disto ocorreu nos ambientes hospitalares em que estiveram.

“A presença desses policiais em muitas das vezes resultam na minimização do sofrimento dos hospitalizados. Desta forma os pacientes, em interação com a prática musical experimentam momentos de felicidade, melhoram a sua autoestima e expressam seus sentimentos, melhorando o seu relacionamento com os profissionais da saúde”, disse o vereador.

O Corpo Musical da PMMT é composto por 64 componentes que se tornaram um símbolo de aproximação da Polícia Militar com a sociedade.

Para o Regente e 2° Tenente PM Marcelo da Silva Lima o trabalho destes policiais tem ajudado na construção do belíssimo trabalho ao longo desses 128 anos.

“Estamos muito felizes com o trabalho no Corpo Musical no seio da comunidade e sua aceitação e registro a nossa gratidão ao Vereador Demilson Nogueira pela homenagem com que fomos recebidos na Câmara Municipal de Cuiabá. Nos colocamos à disposição desta casa para servir e proteger sempre”, disse o comandante do Corpo musical.

Estiveram presentes os seguintes componentes da corporação CB PM Lucas Bonini de Morais, 2° SGT PM Giordano Bruno Ferreira, 1° SGT PM Ueslei Rodrigues da Silva, CB PM Belchior Castro Lima Inácio, CB PM Sidione José da Silva, CB PM Fagner Fernando do Espirito Santo Cerqueira, SD PM Fellype Silva Lemes, 3° SGT Ozéias Ferreira de Moraes, 1° SGT Andrew Cunha de Moraes, 1° SGT PM Elvison José França Magalhães, SD PM Alessandro Viana Lara, SD PM Thylmann Rainer Silva de Abreu, SD PM Rodrigo Fernando Santos da Silva.

História da Banda - O Corpo Musical - PMMT tem por finalidade, através da música, aproximar a instituição Polícia Militar-MT, junto à sociedade mato-grossense. No início, essa Unidade era denominada como Banda de Música. Criada em 19 de Outubro de 1892, através do Artigo 5º da Lei Nº 09, ato este assinado pelo Dr. Manoel Murtinho - Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 (dezesseis) Praças.

No seu passado marcante, tinha como missão garantir a marcialidade nos eventos militares e levar entretenimento às praças aquarteladas.

Devido a grande demanda de serviços destinados a Banda de Música junto a sociedade, viu-se a necessidade da criação de um Corpo Musical, ato este que se consolidou na gestão do então Governador do Estado Blairo Borges Maggi, que através da Lei Complementar Nº 271 de 11 Junho de 2007, e aprovado pela Assembleia Legislativa, cria o Corpo Musical da Polícia Militar, ampliando as possibilidades de formações musicais.

Hoje o efetivo do Corpo Musical é composto por 64 policiais músicos, e contempla em sua nova estrutura, a Banda Musical, a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.

Recentemente o Corpo Musical foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Mato Grosso, através da lei nº 10.414 de 26 de Julho de 2016 de autoria do Deputado estadual Guilherme Maluf e sancionado pelo Governador Pedro Taques.

Ao longo dos seus cento e vinte e nove anos de atuação o Corpo Musical vem atendendo diversos eventos, tais como: Formaturas militares, eventos oficiais do estado, Cultos, Missas, festas religiosas, eventos esportivos de diversas modalidades, inaugurações, aniversário de municípios, desfiles cívicos, eventos de organizações não governamentais, ações sociais etc.

Com informações da PMMT

Andressa Sales| Gabinete vereador Demilson Nogueira