Início
NOTÍCIAS
02/07/2021
Edna propõe rediscutir projeto de transferência de renda
Secom Câmara
A parlamentar quer discutir o PL que reedita o programa “Cuidando da Gente”
A vereadora informou que já havia discutido com o prefeito sobre a necessidade de priorizar grupos vulneráveis economicamente

A vereadora Edna Sampaio (PT) pretende articular junto à liderança do executivo na Câmara Municipal, atualmente exercida pelo vereador Professor Mário Nadaf (PV), um encontro com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para tratar das políticas do executivo para a transferência de renda na capital.

A parlamentar quer discutir o projeto de lei de autoria do executivo, que tramita na Casa, o qual reedita o programa “Cuidando da Gente”, destinando auxílios financeiros a idosos acima de 60 anos, para a compra de medicamentos, e a jovens, para atividades culturais, esportivas e geração de emprego.

O PL altera a lei 6.467, de 2019, que criou o programa municipal de transferência de renda.   O documento chegou a entrar na pauta de votações na sessão da Câmara nesta quinta (1º), mas foi retirado após pedido de vistas feito pela vereadora.

Ela continua articulando apoio dos pares e da presidência da Casa para a discussão da matéria e argumenta que a proposta do executivo tem alcance limitado, já que é direcionada a grupos restritos e para aquisições de produtos específicos.

Além disso, o PL não considera a renda como critério de determinação do público a ser atendido, estando distante da demanda das 20 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na capital.

Edna informou que já havia discutido com o prefeito Emanuel Pinheiro sobre a necessidade de priorizar grupos vulneráveis economicamente e de adotar o critério de renda para elaboração desta política, durante reunião ocorrida no mês de maio, antes do envio do PL à Câmara.

A vereadora também questiona o valor destinado ao programa, R$ 1 milhão em recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, considerado insuficiente.

Segundo ela, este recurso pode aumentar se houver disposição do executivo em discutir com os parlamentares a destinação de emendas individuais para compor o orçamento municipal.

De acordo com Sampaio, este assunto vem sendo tratado com a prefeitura e diversos parlamentares estão dispostos incluir no orçamento suas emendas, cada uma com teto de até R$ 700 mil.

“O PL é extremamente restrito e parte do pressuposto de que essa vulnerabilidade, que é estrutural, não acontece. Destaca apenas alguns grupos para receber o benefício e estes grupos são importantes, fundamentais, mas o valor é um milhão de reais, não atinge as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, comentou a vereadora.

“A Casa precisa assumir protagonismo na discussão sobre a renda das pessoas do município. Não vamos enfrentar o problema da miséria, da extrema pobreza e da falta de segurança alimentar no município com um projeto como este”, salientou.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
23/03 - Presidente Chico 2000 homenageia humorista Dedé Santana
23/03 - Tribuna Livre discute captação de recursos para projetos sociais
23/03 - Trapalhão Dedé Santana recebe título de Cidadão Cuiabano hoje
23/03 - Michelly Alencar homenageia mulheres por relevantes trabalhos prestados em Mato Grosso
23/03 - Vereador Dr. Luiz Fernando faz visita de cortesia à interventora da Saúde Pública de Cuiabá
23/03 - Ações de Edna Sampaio beneficiam mulheres
22/03 - Conexão é Poder reúne mais de 30 mulheres em ciclo de palestras sobre empreendedorismo Da Assessoria
22/03 - Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal
22/03 - CCJR realiza 6ª reunião e analisa nove pareceres de projetos
22/03 - ‘Café com Presidente’ realiza sua segunda edição com servidores da Gestão Pessoal
22/03 - “Projeto Cuiabaninhos na Câmara” inicia 2023 recebendo alunos da EMEB Hilda Caetano de Oliveira Leite
21/03 - Aprovado projeto de Lei da vereadora Maysa Leão que cria o Dia Municipal da Igualdade Feminina
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.