21/06/2021
TRANSPARÊNCIA: A comunicação responsável de uma Gestão Pública
Do Gabinete Vereador Tenente Coronel Paccola
Vereador promove transparência diária de suas ações por meio das redes sociais.
Intitulado de ‘Caveira News’, o informe tem se tornado uma referência das ações realizadas pela equipe e pelo vereador por Cuiabá T. Coronel Paccola

CAVEIRA NEWS é o último compromisso diário do vereador de primeiro mandato T. Coronel Paccola. O cotidiano relatado em forma de vídeo, traz transparência, verdade e prestação de contas de uma agenda cheia de compromissos, intercalada entre vida pessoal, familiar e o parlamento.

A transparência requer comunicação e responsabilidade, ela se estabelece a partir da prestação de contas ou justificativas das decisões adotadas por parte de quem administra. Sendo assim, exercer este papel em uma gestão, faz parte de uma representatividade democrática (interesse público), pois aproxima a população das ações públicas, fortalecendo o ideal de soberania popular, onde as pessoas sentem-se efetivamente representadas por quem exerce um cargo público. Ou seja, o compromisso entre o eleitorado e a administração pública se fortalece quando uma gestão facilita, de forma clara, suas ações ao alcance da população, implementando mecanismos que fomentem a transparência, principalmente para os cidadãos que buscam e exercem seus direitos, que fiscalizam e cobram uma conduta positiva de seus governantes.

No gabinete, mensalmente, um relatório das atividades parlamentares da equipe e da utilização veicular é consolidado pela chefia de gabinete do vereador. “Me sinto na obrigação de prestar contas e incentivo que toda a equipe execute da mesma forma, não vejo porque não divulgar toda dinâmica realizada no desempenho das nossas atividades, somos servidores que servem o público. Ou o parlamentar não tem o que divulgar, ou não pode informar o que está fazendo. Conduta que não deve ser praticada por quem exerce um cargo público”, declara Paccola.

Paccola também implementou em sua gestão, pautada pela gestão estratégica e inovação, o aplicativo QAP PACCOLA (QAP sempre pronto), disponível de forma gratuita, que divulga como cada vereador tem votado nos Projetos apresentados durante as Sessões da Câmara Municipal. “Quem possui o aplicativo pode inclusive votar nas pautas que serão apresentadas, com 24h de antecedência, contribuindo para que possamos ter um parâmetro da opinião de quem participa conosco desta gestão”, finaliza o vereador.

Gerando experiências positivas - Desde a abertura das atividades da Câmara Municipal, as identidades visuais foram implementadas nas áreas externas e internas do gabinete: identificação dos propósitos (missão, visão e valores), a função do vereador (fiscalizar, legislar e representar), suas bandeiras e frases de transformação. A equipe, assim como o parlamentar, já iniciou uniformizada para facilitar a identificação, modelo adaptado nos demais gabinetes a partir do resultado positivo.

Ediana Tanara/Gabinete Vereador Tenente Coronel Paccola

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues