Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/05/2021
Juca defende inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade da vacinação
Carol Siqueira/Secom Câmara
O vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) defendeu a inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade na vacinação contra a covid-19, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá de terça-feira (11.05).

Ele convidou a servidora Georgia Fabiola de Souza Leite, mãe de um menino autista, para participar da Tribuna Livre para comentar sobre a importância dos autistas, principalmente das crianças e adolescentes, e as pessoas que os acompanham em seus tratamentos estarem na lista prioritária de imunização.

“Precisamos da vacina para continuar com todos os tratamentos multidisciplinares. O tratamento é delicado, lento e para conseguir uma pequena melhora leva um  tempo muito grande, é uma dedicação muito grande, mas precisamos nos proteger para protegê-los vistos que muitas de suas limitações ultrapassam a questão intelectiva, ela vai para questão sensorial, ou seja, questão do toque, de ouvido, de fala”, disse Geórgia.

“Na verdade, nós somos a voz, nós somos o ouvido, nós somos os olhos dos nossos filhos. No caso do autismo moderado e principalmente o severo demanda o acompanhamento de mais profissionais muito mais profissionais e a exposição torna-se muito mais perigosa”, complementou.

Ela solicitou aos parlamentares que busquem a inclusão das pessoas com autismo na lista com urgência. Geórgia lembrou que no Rio de Janeiro já iniciou a imunização e que Cuiabá não pode ficar de fora.

Juca comentou que conversou com o prefeito sobre o tema e que vai discutir o assunto com a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

“Quero relembrar a Lei n° 6509, de minha autoria, que garante o atendimento preferencial para pessoas com autismo em vagas de estacionamento em Cuiabá, prioridade nas filas de banco, prioridade no comércio. Essa questão da vacina é de suma importância, já falei com o prefeito Emanuel Pinheiro, o mesmo foi sensível com o tema, vou falar com a secretária Ozenira. O que depender desta Casa pode contar não só com o vereador Juca, mas tenho certeza com os 25vereadores”, disse.

Ascom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
04/03 - Feira de Artesanatos, Gastronômica e Cultural será realizada nesta terça-feira (5)
04/03 - Eleições na UFMT são tema de Tribuna Livre
04/03 - Kero Kero apresenta indicações para atender três bairros da Capital
04/03 - Jeferson Siqueira apresenta indicações na área de infraestrutura
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.