29/04/2021
Vereador apresenta projeto que cria parceria com empresas privadas em benefício de Creas e Cras
Carol Siqueira/Secom Câmara
O vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou um projeto de lei que institui em Cuiabá a “Empresa Amiga” dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

A medida visa garantir a participação do setor empresarial nas atividades desenvolvidas nessas unidades. Isso poderá se dar por meio de doação de materiais, obras, reparos, consertos, conservação, manutenção e ampliação dos Creas e Cras da Capital.

Em contrapartida, as empresas terão autorização para fixar publicidade nas unidades beneficiadas, e ainda poderão inserir o seu logotipo no site da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e fazer Publicidade em eventos do Creas e Cras e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

O Creas e os Cras são unidades públicas que pertencem à Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Humano que atuam com foco em pessoas em situações vulneráveis e de risco social.

O primeiro tem como objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação dos direitos.

“É um serviço que se articula com as diversas Políticas Públicas no sentido de prestar às famílias e indivíduos orientações e acompanhamento direcionadas para o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de vulnerabilidades que as submetem as situações de risco e para a promoção dos direitos e autonomia dos usuários”, completou o parlamentar.

Já o Cras desempenha o papel da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Neste sentido, Brito afirma que a sua intenção é fortalecer as atividades desenvolvidas por essas unidades, buscando ofertar melhor qualidade de atendimento à população.

“O Projeto Empresa Amiga do Creas e Cras busca fortalecer ambos os Centros de Referência através de parcerias com entidades e empresas que garantam a melhoria da estrutura física e dos serviços prestados”, finalizou.

Kamila Arruda/Assessoria de Imprensa Vereador Marcus Brito Junior

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital