20/04/2021
Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

A vereadora Michelly Alencar (DEM) solicitou à Prefeitura de Cuiabá que as gestantes tenham prioridade na vacinação contra Covid-19. O pedido foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (20.04).

“Estudos mostram que as gestantes e puérperas têm mais risco de evoluir para uma forma grave e precisar de UTI. É alarmante o número de casos e também de óbitos. E uma situação dessas é uma tragédia social, têm um impacto muito profundo nas famílias”, argumentou a vereadora.

O número de mortes de grávidas e puérperas mais que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020, conforme dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19). Além disso, o aumento de mortes neste grupo ficou muito acima do registrado na população em geral.

A parlamentar recebeu um pedido da Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia solicitando apoio à causa, com vacinação prioritária para as gestantes com comorbidades, que atuam na área da saúde ou gestantes de baixo risco que manifestem desejo de vacinação.

Michelly citou que no início da pandemia não havia um consenso médico sobre a administração da vacina em gestantes. No entanto, agora o Ministério da Saúde sugere a aplicação em gestantes com fatores de risco, e comorbidades tais como diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade, doença cardiovascular e estuda a liberação da vacinação para todas as gestantes.

Ana Rosa Fagundes/Assessoria de Comunicação Vereadora Michelly Alencar