23/03/2021
Audiência pública discutirá racismo e impacto da Covid-19 sobre população negra
Câmara Municipal de Cuiabá

Nesta quarta-feira (24), às 14 horas, a Câmara Municipal de Cuiabá realizará audiência pública para discutir as medidas de combate ao racismo na capital.

Um dos temas principais será o impacto da Covid-19 sobre a população negra, que responde por 61,07% do total de 62.642 casos de Covid-19 registrados na capital. No Estado, esta parcela da população representa 39,43% dos 289.823 pacientes infectados.

O evento faz referência ao "Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial", comemorado no último domingo (21).

Estarão reunidos representantes de entidades do movimento negro locais e nacionais, além dos vereadores convidados e representantes do poder público, para discutir políticas voltadas à comunidade negra (preta e parda), que representa 60% da população do Estado.

O evento acontece na modalidade online, com transmissão pela página e redes sociais da Câmara e da vereadora Edna Sampaio (PT), que foi a autora do requerimento para a realização do debate.

Durante a audiência, será lançada a proposta de um estatuto da igualdade racial, documento que permanecerá disponível on line para consulta pública e receber contribuições da população.

Uma das presenças principais será a da coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Ieda Leal (GO), ativista do movimento negro, do movimento sindical e coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia González.

“Nosso mandato tem uma bandeira de combate ao racismo muito clara e objetiva, pautando mesmo que nosso enfrentamento como vereadora seria na luta pelos direitos da população negra, das mulheres negras. O enfrentamento ao racismo estrutural é algo que permeia todas as nossas ações”, disse a vereadora.

Temas

Um dos temas tratados será o racismo religioso. “Pretendo expor sobre os desafios e perspectivas do combate à intolerância religiosa, com enfoque no racismo religioso. E fazer uma apresentação de ações que podem ser realizadas no âmbito das políticas públicas nessa área”, disse Vinícius Brasilino, do Centro Cultural Ébano Brasil, representante da religião de matriz africana e membro da UNEGRO Pantanal.

Também será discutido o tema “Juventudes Negras e Políticas Públicas”, com a presença da professora Zizele Ferreira, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) e presidente do Conselho de Políticas de Ação Afirmativa da UFMT.

"O Brasil, em busca de uma identidade nacional, colocou em prática ideologias raciais que acabaram tramando em todos os campos, uma identidade na qual o negro não esteve representado enquanto agente da/na história. Esses processos históricos e políticos estruturaram as sociedades modernas. A produção de racialização dos corpos estabeleceu uma hierarquia de vida e de morte de um grupo em detrimento de outros”, disse ela.

Outro convidado da mesa é o cantor, poeta e compositor Carlos Augusto (Guto), co-fundador do grupo de rap e poesia marginal "RapenseMT".

Estudante de Psicologia, que falará sobre sua vivencia frente à discriminação. “Apesar de 500 anos terem se passado, infelizmente, o racismo ainda assola a nossa sociedade fazendo com que os corpos negros passem cada vez mais por situações inaceitáveis. Por isso, são necessárias discussões em prol de uma revolução contra esse sistema”.

Neusa Baptista | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio