23/09/2009
Moradores querem romper com herança de violência
Luiz Alves

Os moradores do bairro 1º de Março querem romper com o estigma de bairro violento e estabelecer um novo conceito de comunidade solidária, participativa e atuante nas ações de cidadania.O combate a violência, com reforço de policiais, aumento do número de viaturas além da instalação de uma base comunitária foram algumas das sugestões apresentadas na segunda-feira(21-09), durante a sessão itinerante da Câmara Municipal de Cuiabá requerida pelo vereador Paulo Borges Junior(PSDB).

O evento que contou com a participação de lideranças comunitárias, integrantes da polícia,do deputado estadual, Guilherme Maluf (PSDB) os vereadores Deucimar Silva (PP) , presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Roosivelt Coelho (PSDB), Antônio Fernandes (PSDB), Professor Néviton (PRTB),Toninho de Souza (PDT),Leve Levi (PP).

Na ocasião o público assistiu a apresentação de vídeo, oportunidade que o presidente da Associação de Moradores, Leonel Mesquita mostrou as atividades desenvolvidas pela comunidade na formação e qualificação de jovens, ações de cidadania, cursos de culinária, inclusão digital, escola de música , aula de reforço, dança para crianças na faixa etária de 7 a 14 anos.

“Aqui a comunidade é atuante a participativa nas ações de cidadania, promovendo a inclusão de pessoas nas diferentes faixa etária . Nos preocupamos também com a segurança, saúde e educação , por isso estamos mudando a história do bairro que no passado já foi conhecido como violento, altamente perigoso e cenário de muitos crimes”, disse Leonel.

O presidente do bairro pleiteia mais investimento na segurança pública , com aumento do efetivo e de viaturas , além da instalação de base com comunitária. Leonel acredita que segurança é uma atribuição do Estado mas ressalva a importância de ações preventivas para mudar a realidade não do bairro.

O Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel PM, Joselito espírito Santo ressaltou que a maioria da população é ordeira, responsável, pessoas preocupadas com a ética, com a cidadania e que desenvolvem trabalhos que cooperam para construção de um mundo melhor e com mais qualidade de vida.
Guilherme Maluf disse aos moradores que se preocupa com a segurança pública por entender que é um dos grandes desafios da população. “ não basta ampliar a frota de viaturas e o efetivo, precisamos trabalhar na prevenção e firmar parcerias com o poder público municipal e estadual”, afirmou.

Já o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá observou que a responsabilidade da segurança pública é de toda a ociedade. “Acho que todos nós temos alguma parcela de culpa no que está acontecendo. Entendo que é possível maior esforço e união de todos para modificar esta realidade”, afirmou.

Deucimar elogiou o trabalho da polícia no combate a violência. “Depois que senti na pele a violência passei a admirar o trabalho dos homens de farda, que arriscam a vida para cumprir a missão de proteger a sociedade”, relatou.

Paulo Borges Junior encerrou os trabalhos da sessão itinerante afirmando que o bairro 1º de Março é exemplo de trabalho, organização da sociedade na construção de uma sociedade mais justa, humana e com qualidade de vida. “ Colhemos informações importantes para produção de indicações e projetos que possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento do bairro com valores importantes como a segurança pública”, disse.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues