12/03/2021
Vereador Eduardo Magalhães propõe testagem em massa na capital
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) apresentou aos parlamentares e ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por meio de indicação que seja realizada na capital a testagem em massa da população para diagnosticar os infectados com Covid-19.

“É uma forma eficaz para diagnosticar objetivamente o avanço da pandemia do coronavírus.  Experiências internacionais demonstram que dessa forma conseguiu-se isolar os casos e criar formas de barrar o avanço da doença sem a necessidade de negligenciar a sustentabilidade econômica e punir setores que podem continuar trazendo renda ao município, além de ser uma recomendação da Organização Mundial de Saúde”, afirmou o parlamentar.

A aplicação de testes em massa pode ser realizada em moradores de um determinado bairro para exemplificar como esse ato seria eficaz na assistência a futuros pacientes em tratamento contra a covid-19.

"Se você sabe que ali tem bastante gente que é assintomática, mas testou positivo, sabe, também, que 20% dessas pessoas vão ter sintomas em até 14 dias, então já desloca, antecipadamente, profissionais e EPI (equipamentos de proteção individual) para aquela UBS", analisa o parlamentar.

Segundo o vereador, a testagem em massa é viável em Cuiabá, mas depende de um planejamento específico da Administração Municipal, inclusive porque muitos insumos usados para fabricar os testes são importados.

Stephanie Romero | Assessoria de Comunicação Vereador Eduardo Magalhães