02/03/2021
Vereador Dr. Luiz Fernando defende medidas mais duras de isolamento: Sou contra lockdown
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Único médico vereador na Câmara Municipal de Cuiabá, o Dr. Luiz Fernando (Republicanos), afirma que é a favor de medidas mais duras e drásticas para conter a disseminação do vírus da covid-19. Porém, adianta que não é a favor do lockdown já que os comerciantes seriam "sangrados" novamente com a decisão do fechamento.

Para o médico, é grande a preocupação sobre o aumento de casos da covid-19, já que a taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), está em 90%.

“O Poder Público precisa aumentar o número de leitos, enfermarias e UTIs. Mas, para mim esta não é a solução. A população precisa se conscientizar da gravidade da pandemia e evitar as aglomerações. Claro que o Poder Público também deveria reduzir a quantidade de pessoas principalmente no transporte público porque não tem distanciamento algum. Vejo pessoas denunciando que tem gente contaminada dentro dos ônibus e não fazendo uso de máscaras. Precisa-se aumentar o número de frota também”, detalhou.

Toque de recolher

Para, o Dr. Luiz o toque de recolher neste momento é essencial.

O Governo de Mato Grosso anunciou novas medidas restritivas que visam frear o contágio da covid-19 no estado,  a exemplo de restrição de horários para atividades econômicas e toque de recolher após às 21h. O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (01.03), após reunião com os Poderes, instituições e prefeitos dos 141 municípios.

Na quarta-feira (3), a Câmara Municipal terá sessão extraordinária às 9h para apurar o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em regime de urgência. O Projeto de Lei que prevê penalidades e sanções para pessoas e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza que descumprirem o decreto  nº 7.849 de 20 de março de 2020 que impõe uma série de medidas emergenciais e temporárias para combater a proliferação da Covid-19 na Capital.

Confira as novas medidas anunciadas pelo governo:

- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados, a proibição será após o meio-dia. Nos domingos, nenhuma atividade será permitida. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências) e indústrias.

- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

- Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 22h.

- O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

- Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.

- Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.

- Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto à jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Rayane Alves | Assessoria de Comunicação Vereador Dr. Luiz Fernando

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues